Manter os cuidados pessoais em dia é uma das principais necessidades humanas, e entre esses cuidados, podemos destacar os cuidados com o cabelo. A saúde do cabelo é importante de dentro para fora, mas de fora para dentro também. 


Diferente do que muitas pessoas pensam, é possível estar em dia com esses cuidados mesmo sem sair de casa. Hoje em dia, com as infinitas disponibilidades de produtos capilares, hidratar seu cabelo pode ser uma tarefa fácil e prazerosa. 


Aqui neste artigo, além de conferir que é possível fazer um cronograma capilar em casa, você ainda irá ficar por dentro do que consiste um cronograma capilar e de quais são suas vantagens para a saúde do cabelo. 

O que é um cronograma capilar?
O cronograma capilar consiste em processo de cuidados com o cabelo, que pode ser resumido a três processos: hidratação, nutrição e reconstrução, onde cada um desses irá oferecer soluções diferentes ao cabelo. 


Vale destacar ainda que o cronograma capilar é adequado para todos os tipos de cabelos, independente da textura, afinal, todo fio de cabelo pode sofrer com diversos fatores externos, como, por exemplo, incidência de raios solares, procedimentos químicos, descoloração, dentre muitos outros.

Os processos do cronograma capilar
Como mencionamos, o cronograma capilar pode ser resumido em três processos, os quais iremos entender mais afundo agora, confira:

Hidratação
O primeiro processo do cronograma capilar diz respeito a hidratação. É o processo responsável pela reposição da água e dos nutrientes essenciais ao cabelo, que garante saúde e brilho.


Os principais ativos para a hidratação são: D-Pantenol, Manteiga de Oliva, Óleo de Coco Extra Virgem, Babosa e Aminoácidos funcionais.


Além disso, como benefícios da hidratação podemos destacar os seguintes: combate a opacidade dos fios, evita quedas, evita pontas duplas, garante brilho e garante maciez. 

Nutrição
A nutrição é o segundo processo essencial do cronograma capilar, que tem a função de repor os lipídeos aos cabelos. Nesse caso, os lipídeos são as gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, e sua funcionalidade é garantir a maciez dos fios. 


A nutrição pode ser realizada de três maneiras: através do uso de máscaras de nutrição, através da umectação com óleo natural, ou através da umectação noturna. Além disso, os principais ativos da nutrição são:


Óleo de Rícino;
Óleo de Coco;
Óleo de Argan;
Óleo de Girassol;
Óleo de Abacate.
O que é umectação?
O processo de umectação consiste em dar um banho de óleos no cabelo. É um tratamento a base de óleo vegetal, que tem como objetivo a nutrição do cabelo e, ao mesmo tempo, a reposição da oleosidade necessária para a recuperação dos fios quebradiços.


Apesar de serem processos parecidos, a nutrição e a umectação não se trata do mesmo processo, até porque, a umectação consiste em um dos processos da nutrição, além disso, é um processo indicado para todos os cabelos, em especial os cacheados, crespos e os que estão em fase de transição capilar. 

Restauração
Por último, mas não menos importante, o terceiro processo do cronograma capilar diz respeito a restauração dos fios. Nessa etapa, os produtos usados agirão na reposição das proteínas, especialmente da Queratina, proteína fundamental para garantir força, elasticidade e resistência à fibra capilar. 


No caso da restauração, os principais ativos capilares são: Colágeno, Creatina, Arginina e Cisteína. 

Como fazer o cronograma capilar em casa?
Como mencionamos no início do texto, fazer o cronograma capilar em casa é possível sim. Nesse caso, a primeira coisa que deve ser feita é um teste de porosidade, o qual definirá se seu cabelo precisa de hidratação, nutrição ou restauração. 


Após a identificação do que seu cabelo precisa, você deverá montar o cronograma intercalando os três processos, de forma que o processo que seu cabelo necessita seja prevalecido. 

Produtos do cronograma capilar
A escolha do kit cronograma capilar fica a escolha da pessoa, no entanto, vale ressaltar que para o processo ser vantajoso, é necessário ter em mãos os cremes e os óleos responsáveis pelos três processos. 

Quanto tempo dura o ciclo do cronograma capilar?
Geralmente, o ciclo do cronograma capilar costuma durar 4 semanas, e os efeitos costumam aparecer, realmente, após o encerramento do primeiro ciclo, sendo que os resultados ficam mais intensos conforme o cronograma tem continuidade.

Os benefícios do cronograma capilar
Além de todos os tópicos mencionamos acima, podemos destacar ainda alguns dos benefícios associados ao cronograma capilar, confira:


Cabelos nutridos e hidratados; 
Recuperação de cabelos quebrados;
Tratamento para cabelos com química;
Devolução do brilho; 
Devolução da maciez;
Movimentação dos fios.
Motivos para começar o tratamento capilar
Para finalizar, separamos alguns motivos que podem te convencer a iniciar o seu cronograma capilar, como, por exemplo, traz saúde para o cabelo, é um processo simples e fácil, promove a redução do frizz, elimina a opacidade e é recomendado para os diversos tipos de cabelos.


Assim, se seu cabelo está precisando de um trato, não perca tempo e corra para investir nos produtos necessários para que a hidratação, a nutrição e a restauração possam acontecer.