A pergunta que não quer calar para quem sonha com cabelos longos

Quem ama cabelos longos fica ansiosa por cada centímetro a mais de cabelo. O cabelo longo tem o coração de muitas mulheres, tanto das que estão passando pela transição e querem que o cabelo cresça para conseguir retirar a parte com química, quanto por aquelas que, simplesmente, cortaram um pouco a mais e já estão sentindo falta do cabelão. O fato é que o crescimento capilar sempre gera uma certa polêmica. Afinal, quem nunca ouviu promessas milagrosas de um crescimento de 13 centímetros em apenas um mês, não é?


Isso acontece, justamente, porque o crescimento capilar realmente é um pouco lento. Segundo especialistas, um fio saudável cresce, em média, apenas 1cm por mês. E é por isso que existem tantas promessas de um crescimento acelerado e, infelizmente, enganoso. Então, fique sempre atenta e não acredite em tudo o que é anunciado por aí!


Fatores que realmente influenciam no crescimento capilar

Mas existem, sim, fatores que influenciam nesse crescimento. Muitas químicas, falta de vitaminas e água, além das próprias ações do dia a dia como utilizar muito secador e chapinha, podem acabar prejudicando o crescimento dos fios através da quebra. Dessa forma, as pontas do cabelo ficam sempre ralas e o crescimento nunca é notado! 


Cuidados de dentro para fora

Para evitar que isso aconteça, é fundamental cuidar dos cabelos de dentro para fora. Então, mantenha uma alimentação equilibrada com a quantidade certa de proteínas e vitaminas. Coma ovos, frutas, verduras e legumes. Beba bastante água para manter a hidratação em dia também. Caso não consiga ou não tenha certeza de que está garantindo todos os nutrientes através da alimentação, aposte em vitaminas industrializadas focadas no crescimento capilar. Essas vitaminas não são milagrosas, mas contribuem com aquilo que apenas a alimentação não consegue suprir.


Siga um cronograma capilar para crescimento

O cronograma capilar para crescimento não é muito diferente do cronograma comum. A única coisa que realmente difere, são os produtos utilizados em cada etapa, que devem ter o crescimento capilar como objetivo principal. Então, aposte em linhas próprias para isso, ricas em componentes como óleo de rícino, biotina e vitamina A. Algumas linhas já são totalmente focadas no crescimento e já são bem completas. Em outros casos, é necessário escolher cada item da rotina de cuidados.


Esse cronograma deve seguir as três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Sendo que as etapas que mais se repetem são hidratação e nutrição, a depender do seu tipo de cabelo, enquanto a etapa de reconstrução pode ser feita a cada 15 dias ou 1 mês, dependendo de quão danificado o seu cabelo estiver.


Se você for montar algo por conta, tenha atenção ao shampoo que irá utilizar, pois ele também precisa ser estimulante e oferecer uma boa higienização do couro cabeludo. Aposte em boas marcas para ter bons resultados também!


Acima de tudo, seja paciente

A paciência é a chave para manter-se firme nos cuidados até ver o resultado de um crescimento saudável. Viva um dia de cada vez e saiba que o tempo irá passar de qualquer jeito! Então, que passe enquanto você cuida e fortalece o seu cabelo para chegar no objetivo desejado!