O especialista alerta, o tabagismo é o principal fator de risco para a doença.

Mas o apresentador do SBT, Celso Portiolli teve exatamente qual tipo de câncer? 


Conforme anunciou em suas redes sociais, o apresentador Celso Portiolli relatou o diagnóstico de câncer na bexiga. Para entender um pouco mais sobre a doença e sobre o tipo mais comum, precisamos entender que a bexiga é formada por camadas, e a camada interna da bexiga fica em contato com a urina e os resíduos produzidos pelo rim. Nessa camada mais interna é que costuma surgir o câncer de bexiga, seja por uma alteração nas suas células induzida por fatores do ambiente, como o tabagismo, bem como por alterações genéticas da pessoa. 

No início a doença não costuma dar os sintomas que as pessoas associam ao câncer, como perda de peso, perda de apetite ou enjoo. É uma doença silenciosa neste aspecto, que costuma iniciar o quadro com sangramentos na urina, muitas vezes microscópicos, só identificados em um exame de urina ou mesmo a identificação da doença fica restrita um ultrassom de check-up. 

A identificação precoce aumenta as chances de cura. Quando a doença está restrita nessa camada mais interna da bexiga, é realizado um procedimento endoscópico e sem cortes, através do canal da urina, em que o tumor é completamente removido. Todo material é encaminhado para um estudo em laborátorio de patologia e neste ponto é avalio se o paciente necessitará de mais algum tratamento, como outras cirurgias ou mesmo o uso da ONCO-BCG. 

A ONCO-BCG é a utilização da vacina de BCG, utilizada em crianças para evitar formar graves da tuberculose, porém numa dose muito maior; por isso alguns pacientes falam de “vacina na bexiga”. Essa medicação é aplicada através do canal da urina, dentro da bexiga em um programa de tratamento e tem o efeito de estimular o sistema imunológico do paciente, através dos glóbulos brancos (linfócitos) e estes vão atacar células de tumores em estágio inicial, a nível microscópico, dentro da bexiga.

O apresentador foi diagnosticado com a doença no final do ano de 2021 e explicou em suas redes sociais, ele faz imunoterapia e atualmente, está em uma fase do tratamento na qual ocorre a aplicação da Imuno BCG —uma das principais etapas no rol de terapias deste tipo de tumor.

"médico fala sobre o tipo de tratamento para esse tipo de câncer e comenta sobre a imunoterapia” 
Na maioria dos casos, sangue na urina é o primeiro sinal de alerta do câncer de bexiga. Às vezes, dependendo da quantidade de sangue, o xixi pode ter uma cor alaranjada ou menos frequentemente vermelha escura.

Também chamado de hematúria, esse sinal está presente em 90% dos pacientes com câncer de bexiga e é causada pelo rompimento de vasos sanguíneos no interior do tumor ou da mucosa do órgão. O urologista Dr. Daniel Braga, diz que o principal fator de risco é o tabagismo “se a pessoa fuma ou fumou e ainda se conviveu com fumante por muito tempo além de outras situações que causam riscos, que vão desde o contato com substâncias químicas em geral no trabalho e até mesmo idade avançada.” Conclui o médico.

Basicamente, o câncer na bexiga é uma formação de células malignas que acometem o tecido que recobre as paredes internas do órgão. Assim como ocorre com o câncer de próstata, há um crescimento das células de forma desordenada e anormal. Então, quando essas células entram em contato com a camada mucosa que recobre o interior da bexiga, elas causam pequenos e constantes sangramentos, ou seja, a presença de sangue na urina visível a olho nu, ou diagnosticada a partir de exames laboratoriais.

Na medida em que a doença evolui, aparecem outros sintomas como ardência para urinar, dor na região inferior da barriga e a medida que a doença evolui e se espalha, pode gerar maiores repercussões. No mês de novembro de 2022, o apresentador de televisão Caso Celso Portiolli, que teve recentemente uma inflamação na bexiga, em meio ao tratamento de um câncer no órgão, foi internado para novos cuidados clínicos.

Apesar de ter tido uma boa resposta ao tratamento, ele contou que sua bexiga acabou "inflamando muito", o que levou à necessidade de cuidados médicos. Já o empresário e também apresentador de TV Roberto Justus, 67, contou há pouco tempo que descobriu um câncer na bexiga durante check-up anual. Ele disse também por meio de suas redes sociais que já fez a cirurgia para a retirada do tumor e que vai passar por oito sessões preventivas de quimioterapia contra alguma célula que tenha escapado para o organismo.
“Dr. Daniel comenta esse tipo de check-up anual para qual idade e tipo de pessoa é necessário e os tipos de tratamentos nesse caso”

Dr. Daniel Braga diz ainda que quanto antes a doença for diagnosticada melhor pode ser o tratamento e as chances de cura. “Nos casos cirúrgicos diagnosticados no inicio da doença, realizamos um procedimento endoscópico, tipo uma endoscopia digestiva, porém através do canal urinário e retiramos por ali o tumor, se necessitar de maiores cortes, com a ajuda de uma câmera. Imagens de procedimentos semelhantes podem ser vistas no Canal do Youtube do médico chamado Amigo Uro, onde o conteúdo é tratado de forma humanizada.


Siga Dr. Daneil Braga em :@danielbraga.uro

Divulgação @pcbeccbnews