Está na hora de conhecer os quatro destinos mais famosos do Brasil e curtir as festividades do mês de junho

A festa junina é uma das comemorações preferidas do brasileiro. Além das comidas clássicas, ainda há a dança característica, as roupas típicas e diversas atrações. E, para completar, a celebração fica ainda melhor quando combinada com uma viagem. Que tal viajar para a Bahia para aproveitar a festa? Dar uma passada em Pernambuco e aproveitar a folia? Ou, ainda, curtir o Bumba meu Boi no Maranhão?

Além de ser um símbolo da cultura brasileira, a festa junina é a segunda celebração mais importante do país, ficando atrás somente do carnaval. A base das comidas típicas é o milho, e dele derivam-se diversos pratos, como quentão, pamonha e bolo de milho. Outras comidas também são muito comuns, como a paçoca, o curau e os caldos, como o de feijão e o de ervilha.

As roupas quadriculadas, as botas e os vestidos rodados também são características da celebração, além das fogueiras, das músicas e das danças típicas, como o forró e a quadrilha. 

4 locais para comemorar a Festa Junina
A região nordeste do Brasil é a que mais festeja esta celebração, por isso, os melhores destinos para aproveitar uma clássica festa junina estão lá. 

Salvador - Bahia
Uma das capitais mais famosas quando falamos de festa junina é Salvador. Na cidade, a celebração é conhecida como Festa de São João e é um dos festivais mais comemorados do ano, ficando atrás apenas do carnaval.

Além da fama da festa baiana, Salvador ainda conta com diversos lugares turísticos e históricos, que se transformam em palcos para shows, apresentações de danças típicas, além de atrações e barraquinhas de artesanato. É possível encontrar uma cidade inteira enfeitada com o tema da celebração, muita comida boa e, claro, muito forró.

Caruaru - Pernambuco
Também chamada por muitos como a “cidade do forró”, Caruaru fica no agreste pernambucano e é conhecida mundialmente pela qualidade das festas juninas. Na cidade, as festividades são mais longas, vão de maio até o final de junho e, geralmente, acontecem no centro da cidade. 

A festa de São João de Caruaru é uma das maiores e mais famosas do Brasil e conta com quadrilhas compostas por milhares de pessoas, atrações musicais, desfiles, muita comida e, sem dúvida, forró da melhor qualidade.

Aracaju - Sergipe 
Para quem está em busca de festa cheia, Aracaju é o lugar ideal. Em média, um milhão de pessoas vão todos os anos para curtir as celebrações de São João na cidade. 

Só de passear pelo centro, já é possível ver a decoração. Há bandeirinhas por toda a cidade, na orla, nos bairros e nos comércios. A comemoração principal acontece no centro da cidade, principalmente no Forró Caju. Desde 2001, o local é conhecido por ser o megaevento junino da cidade. 

Prepare-se para ouvir muito forró e baião ao vivo, com sanfonas e outros instrumentos típicos, além de provar a culinária local, curtir as danças e as apresentações ao longo das festividades.

São Luís - Maranhão
Mais um destino popular para quem está em busca de uma boa festa junina, São Luís é a capital maranhense e tem algo que nenhum outro lugar tem: a celebração do Bumba Meu Boi.

Do meio de junho até o final do mesmo mês, os grupos folclóricos se reúnem para celebrar ao redor da cidade, contando a história clássica da Mãe Catirina e do Pai Francisco, que precisam reviver o Boi-Bumbá. 

A lenda é famosa em todo o país e, junto com as comidas típicas, o folclore e as cores da cidade, faz do local um ambiente perfeito para as festas de São João.