É importante se exercitar durante todo o ano, mas, nos dias frios, é preciso de certos cuidados para se manter saudável sem se lesionar

Que o frio é desmotivante na hora de fazer exercícios ninguém pode negar, mas não é por isso que você vai ficar em casa debaixo das cobertas. Se exercitar no frio é importantíssimo, tanto nos resultados físicos quanto para sua saúde, bem-estar e disposição.

Nas estações mais frias do ano, os exercícios conferem um maior gasto calórico e potencializam a imunidade do organismo. No entanto, alguns cuidados são necessários para não prejudicar seus músculos e/ou articulações e garantir que seu treino tenha bons resultados.

Neste conteúdo, vamos te mostrar quais são esses cuidados. Pegue sua garrafinha e se prepare para os exercícios no frio! 

1. Alongue seu corpo mais do que o habitual  
Todo treino, independentemente da estação, deve ser iniciado com alongamentos. Esses exercícios aumentam a elasticidade, relaxam e melhoram a oxigenação das fibras musculares. 

No frio, nossos músculos ficam mais rígidos, contraídos, meio “enferrujados”. Por isso, é fundamental aumentar o tempo da sessão de alongamentos para evitar dores ou possíveis lesões. Não se esqueça, é preciso alongar do pescoço aos pés.

2. Aqueça bem antes de começar
Depois da sessão de alongamentos e antes de começar a se exercitar de fato, é fundamental que você aqueça bem seu corpo. É uma prática muito importante para o sistema cardiorrespiratório, pois aumenta a temperatura e o metabolismo gradualmente, pontos cruciais para exercícios seguros e mais intensos.

Para isso, você pode fazer uma caminhada bem ritmada de 10 minutos ou uma corrida média durante 5 minutos. Se aguentar, faça um pouco mais, afinal, aquecer o corpo nunca é demais.

No frio, o aquecimento é fundamental, pois assim como os músculos, os vasos também ficam contraídos, o que dificulta o fluxo sanguíneo e, por consequência, reduz a oxigenação do corpo. 

Além de sanar esse problema, o aquecimento também previne dores e lesões musculares ou articulares.

3. Se agasalhe adequadamente
Os exercícios nos fazem suar bastante e sentir calor. Mas isso não quer dizer que não seja necessário se agasalhar para praticá-los nos dias frios, principalmente as pessoas que correm ou pedalam muito ao ar livre.

O contato do ar frio com o corpo suado diminui rapidamente a temperatura do organismo, reduzindo nosso fluxo sanguíneo, assim como a oxigenação e a elasticidade dos músculos, além de nos deixar mais vulneráveis a determinadas infecções respiratórias.

Também é importante não exagerar nos agasalhos. Uma calça confortável, camisa, um casaco, touca ou gorro leves são o suficiente, mais do que isso pode superaquecer seu corpo e prejudicar a sessão de exercícios.

4. Não respire pela boca
Nossa respiração está diretamente ligada à qualidade da prática dos exercícios. É preciso se atentar constantemente, sempre inspirando pelo nariz e num ritmo constante, sem pausas ou acelerações repentinas.

Quando o ar entra por nosso nariz, durante o percurso até o pulmão ele é filtrado e aquecido. Se a respiração é feita com a boca, em vez disso, o ar vai direto ao pulmão, gelado e com partículas nocivas para o organismo, que estariam “presas” no nariz. Além de nos deixar mais vulneráveis, isso pode causar irritações e outros problemas na garganta ou na laringe. 

5. Termine sua sessão de exercícios com mais alongamentos
Sim, mais alongamentos! O frio faz nossa temperatura corporal cair mais rapidamente após o treino. Desta forma, os músculos ativados e os vasos dilatados se contraem, diminuindo o fluxo do sangue e a oxigenação aceleradamente, peças-chave para dores ou lesões pós-treino.

É preciso finalizar os exercícios alongando para garantir uma boa oxigenação e recuperação dos músculos. Não precisa ser uma sessão intensa como a do pré-treino, mas é muito importante esticar o máximo possível o pescoço, os braços, as mãos, as costas, as pernas e os pés por, pelo menos, 30 segundos em cada região.

É normal doer um pouco, mas tome cuidado para não exceder os limites ou forçar demais para não provocar lesões.

Pronto, com esses cuidados você está preparado(a) para se exercitar no frio, preservando sua saúde e garantindo seu bem-estar após as sessões.

Ah! E não se esqueça: apesar de sentirmos menos sede durante os dias de temperatura baixa, é neles que precisamos nos hidratar ainda mais! Beba ao menos 500ml de água antes, durante e depois dos exercícios, fora os outros 1500ml que você deve ingerir diariamente.