A saber, um dos momentos mais aguardados pelo comércio brasileiro é a Black Friday. A data é repleta de promoções e movimenta boa parte do mercado que trabalha com vendas. Ainda mais, a mesma movimentou cerca de 4,2 bilhões de reais no e-commerce. Esse dado mostra como essa data é efetiva e importantíssima para quem trabalha no segmento. Porém, como vender na Black Friday? 

Primordialmente, parece algo fácil de fazer devido à data e a demanda das pessoas querendo comprar qualquer tipo de produto. Contudo, existe um planejamento por trás de toda sexta-feira repleta de vendas.

Planejamento
Organizar um evento que gera normalmente a receita de um mês, não é fácil. Nesse sentido, o lojista tem que solicitar mais produtos para o estoque com antecedência, fazendo com que a loja tenha produtos suficientes durante o mês e para o dia das vendas com preço abaixo.

Outro ponto, relevante, é que o dono ou responsável do empreendimento solicite a mercadoria com dois meses de antecedência. Além disso, solicite os itens mais vendidos do seu negócio. Assim, terá estoque o suficiente para passar pela Black Friday..

Como atrair o cliente
A saber, existem duas formas de atrair o cliente e vai depender do seu empreendimento. Caso seja uma loja virtual, você tem a opção de utilizar o Google Ads/ Facebook Ads. Essas duas ferramentas irão fazer com que você tenha clientes filtrados e de acordo com seu perfil.

Claro, você pode usar essas ferramentas para sua loja física. Contudo, vai precisar direcionar o tráfego de acordo com sua região. Diferente do e-commerce que pode abranger todo país conforme as características das pessoas.

Outra forma de atrair o consumidor para sua loja(online/física) é cuidar do layout. Chamar a atenção nessas datas é fundamental para atrair novos clientes, que são atraídos pelo design diferenciado da maioria das lojas. 

Também deve ser ressaltado que algumas ferramentas auxiliares podem ser fundamentais nesse período de compras. Facebook e Instagram são fundamentais na divulgação dos produtos para seu público recorrente. Através dos mesmo, você irá atualizando periodicamente seu consumidor das promoções que irão acontecer em sua loja.

O WhatsApp Business deve ser utilizado caso haja interação entre os clientes e a loja, uma mensagem direta com promoções da semana da Black Friday pode despertar o interesse do cliente. Além disso, ter os contatos dos clientes já é uma forma de ter mais acesso e mostra que vocês já têm um relacionamento.

O aplicativo dispara mensagens para diversos clientes, fazendo com que você aumente sua rede de consumidores nessa data tão importante.

Formas de pagamento
Primordialmente, é necessário facilitar a forma de pagamento durante todo ano para que o cliente fique a vontade para consumir os produtos de sua loja. Contudo, é importante estar atento como vai fazer sua forma de pagamento na Black Friday.

Porque parcelas às vezes de 12x não são suficientes para fazer seu caixa ficar estabilizado. Nesse sentido, analise todas as suas condições e quanto você pode oferecer para o cliente final sem cortar seus lucros.

Estamos citando esse ponto, porque muitas lojas perdem lucro fazendo parcelamentos ou dando descontos mais atrativos. Todavia, não alcançam as metas traçadas no planejamento devido à falta de lucro por muitos descontos.

Por isso é fundamental que tudo seja planejado da melhor maneira possível para que você consiga ter seu lucro e dê as vantagens necessárias para seu cliente. O que é mais importante no final das contas.

Cupons de desconto
A princípio, por mais que a Black Friday seja uma data que os preços caiam bastante. Oferecer cupons de descontos, nessas datas atrativas, é a melhor forma de chamar atenção dos consumidores. Nesse sentido, vamos supor que uma cervejeira esteja em promoção com o desconto de 30% de desconto para os primeiros 50 compradores. Automaticamente, você irá despertar o interesse das pessoas em ir comprar e pode estender um pouco da sua promoção caso queira. 

Primordialmente, a grande questão do cupom de desconto é chamar a atenção pelo preço acessível. Atualmente, uma cervejeira custa R$ 2.379,00. Caso você se proporcione um cupom de desconto a 30% muito clientes que anseiam em ter o eletrodoméstico irá até sua loja para efetuar a compra.

Atendimento ao cliente
Esse último tópico é o mais importante de todos. Porque, o bom atendimento ao cliente é fundamental para que tudo que foi citado acima funcione de maneira correta. Nesse sentido, treine sua equipe para o dia desgastante que vai ser a Black Friday e faça que todos possam ter um bom desempenho no atendimento. Ainda mais, muitas compras são convertidas pela forma educada que o cliente é recebido na loja.

Por fim, não esqueça de deixar sua equipe muito bem treinada para vender e suprir todas as dúvidas de todos os potenciais compradores da sua loja(online/física).