Dicas para te ajudar a aproveitar mais momentos ao lado dos pequenos


A rotina de trabalho ocupa boa parte do dia, porém, não se deve evitar o momento ao lado das crianças. Brincar com os filhos cria proximidade com os pais e aumenta a confiança entre ambos. No entanto, é preciso se organizar para ter tempo de qualidade ao lado dos pequenos.


Então, o que você pode fazer? O primeiro passo é delimitar bem o tempo dedicado ao trabalho e para as outras atividades. Confira as dicas.

Desligue o celular e o computador ao estar com eles
O celular e o computador podem se tornar distrações, então, o melhor é ficar longe deles quando estiver com os filhos. Você trabalha em casa? Ao encerrar seu turno, desligue o notebook e deixe o celular no silencioso.


Assim, enquanto estiver com as crianças, não corre o risco de dar aquela olhadinha rápida no WhatsApp ou e-mail. Ou seja, o foco é estar 100% presente com elas.

Estimule as conversas após chegar em casa
Os pais que trabalham fora devem aproveitar o momento da chegada em casa para conhecer o que os filhos gostam e, quem sabe, emendar uma brincadeira. Apesar de existir aquela tendência de trabalho-jantar-tv-cama, tente mudar isso.


Pergunte para a criança como foi o dia dela, quais brincadeiras ela aprendeu, se fez algum amigo. Depois, proponha que ela te ensine o último jogo com o qual brincou, após o jantar, por exemplo.

Mantenha sua agenda organizada
Uma das principais causas do tempo restrito para curtir os filhos é a agenda desorganizada. Procure separar o que é prioridade daquilo que pode ser feito depois. Além disso, não tenha medo de delegar atividades.


Anote tudo detalhadamente, inclusive o tempo dedicado. A agenda pode começar com: segunda das 8h às 17h — Trabalho; segunda das 17h30 às 18h30 — Jogar futebol com o filho. E por aí vai. Quanto mais você detalhar na sua agenda, mais vai enxergar o tempo com as crianças como essencial.

Insira as crianças nas tarefas rotineiras
Para os pequenos tudo vira brincadeira, por isso, é válido incluí-los nas atividades rotineiras. Precisa cozinhar e tem filhos com idade entre 6 e 11 anos? Chame-os para ajudar e repasse as coisas mais simples, como lavar os alimentos ou colocá-los nos pratos.


Além disso, no caso da cozinha, você também pode deixar eles decidirem o menu. Quando a questão é a limpeza, convide-os para auxiliar e estimule a sua imaginação, como se o aspirador fosse levá-los para outra dimensão e a vassoura pudesse enfrentar monstros perigosos.

Delegue algumas atividades
Existe uma tendência de querer abraçar o mundo e acreditar que é possível dar conta de tudo, porém, o dia só tem 24h. Delegue atividades, inclusive para os próprios filhos ajudarem. Isso inclui cozinhar, limpar e, no caso dos maiores, ir ao mercado.


Também é interessante que os pais conversem sobre o que cada um vai assumir, para terem o mesmo tempo ao lado dos pequenos. O objetivo é que ninguém fique sobrecarregado e o tempo ao lado das crianças seja útil e divertido.

Faça um bom uso das janelas de tempo
Janelas de tempo são minutos normalmente desperdiçados. Podem ser aqueles momentos aguardando uma consulta médica, a fila do mercado e até quando você fica parado no trânsito.


No lugar de pegar seu celular e abrir o WhatsApp, aproveite para uma brincadeira rápida com os pequenos. Em caso de consultas médicas, aproveite para distraí-los também — principalmente se for dia de vacinação, por exemplo.

Cuide da sua alimentação e do seu sono
Dormir pouco ou não se alimentar bem diminui a sua energia. Ou seja, aquele tempo útil que você poderia ter ao lado dos filhos acaba desperdiçado. O motivo é simples, se estiver cansado ou mal alimentado, tudo que você deseja é ficar quieto em um canto.


Sem contar que esse cuidado estimula as crianças a também prestarem atenção no que colocam no prato e no tempo dedicado ao descanso. Então, sirva de exemplo para os pequenos.