Quem possui a necessidade de usar óculos de grau ou simplesmente utiliza óculos de sol por estilo ou proteção contra os raios UV na praia ou na piscina muitas vezes não considera que existem riscos de não reconhecer a proteção adequada para os olhos. Quem já possui vista cansada, por exemplo, pode ter seu quadro intensificado pelo uso de uma lente que não possui o nível de proteção esperado para diversos riscos oferecidos pela luz artificial, raios UV e outros perigos.
Atualmente, já existem muitos tipos de lentes em armação de óculos de grau feminino, por exemplo, que oferecem proteção extra contra alguns fatores naturais ou não que afetam os olhos. Existem até mesmo os famosos óculos de sol de grau, que são opções ótimas para quem depende por completo de seus óculos para viver normalmente e deseja ir na praia ou piscina, porém precisa cuidar dos olhos contra os raios UV.
Quando uma pessoa descobre que precisa usar lentes, é muito comum que haja questões pertinentes e uma indecisão sobre que tipo escolher. Um profissional oftalmologista costuma a ter as respostas para essas questões, porém é também importante considerar a proteção ocular no dia-a-dia. Existem óculos com lentes amarelas, marrons, azuis, verdes, cinzas e até rosas que possuem uma proteção mais adequada para cada tipo de ambiente.
Como saber se as lentes de óculos possuem a proteção adequada
Para entender que tipo de lente de óculos possui as proteções adequadas, é preciso compreender que existem alguns tipos diferentes de proteção ocular em cada lente. Por exemplo, uma lente marrom possui uma proteção adequada para ambientes internos, já o marrom escuro é para lentes de sol e oferece uma visão precisa, especialmente em condições com um pouco de neblina. Já no caso de lentes de tons diferenciados de cinza, é possível dizer que o cinza fraco seria o melhor para ambiente interno, pois não distorce as cores e ainda protege o globo ocular.
Os óculos escuros pretos ou cinza escuro são os mais comuns contra os raios solares, pois possuem uma camada com uma cor escura que evita os raios da melhor forma. A proteção UV é uma espécie de camada que vai blindar e proteger dos efeitos negativos dos raios solares.
Em geral, cada caso precisa de uma proteção específica, sendo ela cada vez mais ou menos intensa, por isso é preciso entender qual o tipo essencial para o olho de uma pessoa antes da compra de um par de óculos com proteção. Apenas um oftalmologista pode determinar o tipo de proteção necessária, só assim é possível chegar em uma conclusão.
Para conferir a qualidade da proteção, é necessário conferir a produção e os elementos incluídos nos óculos, além de analisar suas lentes de perto para conferir a cor e se ela se encaixa no médio, fraco ou escuro.
Qual a importância da proteção adequada?
A proteção em uma lente de óculos pode ser utilizada para várias situações, como contra os raios UV do sol, contra a luz de celulares e outros dispositivos que emitem a chamada luz azul que pode danificar os olhos e mais. A visão é extremamente importante para o humano, caso uma pessoa force sua visão de forma indevida, ela pode desenvolver problemas oculares sérios como a miopia ou a visão cansada.
No caso de óculos de proteção UV e UVB, é comum que locais com credibilidade possuam certificado de proteção junto à venda dos óculos. Portanto, uma das formas de assegurar a proteção é comprar apenas de lojas credenciadas e bem reconhecidas.
Como é a proteção nos óculos de sol e qual sua importância?
A proteção dos óculos de sol são um dos tipos de proteção mais bem desenvolvidos para os olhos, já que sua criação foi feita pensando em evitar o contato direito com os raios UV. Mas, além disso, os óculos de sol funcionam como uma barreira de proteção contra agentes físicos, como vento, água, poeira e outras partículas que, em contato com os olhos, podem causar dores e incômodos e outros problemas.
Lentes Blue Light, Blue Protect, Bluecontrol: O futuro da proteção dos olhos
Os tipos de lente blue light ou blue protect são outro tipo de lente que veio para ser muito presente no futuro da humanidade. Com o avanço da tecnologia e a necessidade constante de fazer o uso de telas que contém a chamada luz azul nociva presente em smartphones, notebooks, tablets e até TVs.
Evitar o contato direto constante com essas luzes começou a se tornar algo que é até mesmo um luxo para muitos. Afinal, as pessoas trabalham de forma remota e até dentro de escritórios totalmente digitais, com o uso de um computador por 8 horas ao dia. Portanto, o uso desse tipo de lente se tornou essencial para a proteção dos olhos.