A lavanda é uma erva que às vezes é recomendada para o alívio da ansiedade. Diz-se que um dos remédios mais utilizados na aromaterapia é o óleo essencial da planta, que promove o relaxamento. Alguns estudos mostram que o óleo essencial de lavanda pode ter propriedades calmantes, que podem desempenhar um papel fundamental em seus efeitos potencialmente geradores de ansiedade.

Por que as pessoas às vezes usam lavanda para ansiedade?
De acordo com os princípios da aromaterapia, inserir o aroma do óleo essencial de lavanda ou aplicar óleo essencial de lavanda na pele envia mensagens ao sistema límbico (uma região do cérebro conhecida por afetar o sistema nervoso e ajudar a regular as emoções).

Os proponentes sugerem que o óleo essencial de lavanda pode ajudar a aliviar a ansiedade, em parte, induzindo um efeito calmante no sistema nervoso central.

Uma abordagem popular envolve a combinação de óleo de lavanda com um óleo de baga (como jojoba ou amêndoa doce). Uma vez misturado com um óleo de baga, o óleo de lavanda pode ser massageado na pele ou adicionado ao banho.

Você também pode borrifar algumas gotas de óleo de lavanda em um pano ou tecido e inalar o aroma, ou adicionar o óleo a um difusor ou evaporador de aromaterapia.

Pesquisa sobre lavanda e ansiedade
Embora atualmente haja uma falta de ensaios clínicos em larga escala testando os efeitos da lavanda em pessoas com ansiedade, vários estudos mostram que o óleo pode oferecer alguns benefícios anti-ansiedade.

Além disso, um estudo piloto em terapias complementares na prática clínica em 2012 mostra que a aromaterapia à base de óleo essencial de lavanda pode ajudar a aliviar a ansiedade em pacientes de alto risco. Em um experimento envolvendo 28 mulheres nascidas nos 18 meses anteriores, os pesquisadores descobriram que quatro semanas de duas vezes por semana, sessões de aromaterapia de 15 minutos ajudaram a aliviar a depressão, além de diminuir os níveis de ansiedade.

Há também algumas evidências de que você pode aliviar a ansiedade tomando óleo de lavanda. 

Cuidados
O óleo de lavanda pode causar irritação ou reação alérgica em alguns indivíduos. Se você sentir náuseas, vômitos ou dor de cabeça depois de usar lavanda, pare de usá-lo imediatamente.

Como o consumo de óleo essencial de lavanda pode ter efeitos tóxicos, essa medida não deve ser tomada.

Você pode aprender mais sobre como usar lavanda e outros óleos essenciais com segurança aqui.

Alternativas à lavanda
Existem muitas maneiras de reduzir a ansiedade cotidiana naturalmente. Por exemplo, praticar técnicas corporais e corporais, como meditação e respiração profunda, pode ajudá-lo a relaxar e manter sua ansiedade sob controle. Passar por tratamentos alternativos, como massagem e acupuntura, também pode beneficiar pessoas com ansiedade.

Além disso, alguns estudos sugerem que tomar ervas como passiflora , kava e valeriana pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade.

Os pontos
Embora a lavanda possa ajudar a aliviar a ansiedade leve, ela não deve ser usada em vez do tratamento profissional de saúde mental para qualquer tipo de síndrome de ansiedade.

Se você tiver sintomas como ansiedade constante, fadiga, insônia e batimentos cardíacos acelerados, consulte seu profissional de cuidados primários em vez de tratar sua ansiedade com lavanda.

Outra forma de melhorar a saúde de forma natural é usar produtos de âmbar como a pulseira ambar que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir doenças inflamatórias