Saiba o que contém numa dieta saudável e equilibrada e como você deve se alimentar para fazê-la.


Muitas vezes, a dieta é relacionada à perda de peso, à grande redução nas refeições e a meses segurando a boca para não quebrar as regras. Sim, uma dieta pode ser assim, no entanto seu real significado é rotina alimentar.

 

Uma dieta só é restritiva quando a pessoa sofre de alguma doença que requer a retirada de uma determinada substância e todo o grupo de alimentos que a contém, como alergia a glúten, por exemplo.


Além desses dois tipos, existe também a dieta para promoção da saúde e do bem-estar, ou seja, uma rotina alimentar saudável, equilibrada e diversa, com folhas, legumes, frutas, cereais, grãos, frango, carne e peixe. 


Dessa forma, uma dieta saudável e equilibrada é uma rotina alimentar com uma combinação de alimentos que é suficiente para entregar todos os nutrientes necessários a fim de manter a saúde física, cognitiva e emocional, além de promovê-las.


Esse tipo de dieta conta com uma alimentação variada, que desenvolve melhor o corpo na fase de crescimento e mantém o equilíbrio do organismo de pessoas de todas as idades, ajudando na imunidade, na produção adequada de hormônios, no fortalecimento dos ossos, na força muscular, do intelecto e mais.

O que contém numa dieta saudável e equilibrada?
Pode-se dizer que uma dieta saudável e equilibrada completa contém carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e gorduras insaturadas, poliinsaturadas e saturadas na quantidade certa.


O papel dos carboidratos é fornecer energia para nosso corpo funcionar. Alguns alimentos ricos nessa substância são: arroz branco, mel, açúcar e massas à base de trigo, como macarrão e pães. 


As proteínas, que podem ser de origem animal (carnes de todos os tipos, leite e seus derivados) ou vegetal (grãos em geral e folhas escuras), contribuem para a renovação de células de todos os tipos, para a produção de músculos, de anticorpos, além da formação da pele, dos cabelos e das unhas.


As gorduras insaturadas e as poliinsaturadas (presentes nos óleos vegetais, no amendoim, no abacate, nas castanhas etc.) ajudam no sistema vascular e fornecem os ácidos graxos, substâncias muito importantes para o nosso corpo e que não são produzidas pelo organismo.


Já as gorduras saturadas, que devem ser ingeridas com moderação, pois podem prejudicar o sistema vascular e aumentar as chances de doenças graves, têm um papel importante em relação aos estoques de hormônios. Esse grupo de gorduras é encontrado na gordura animal, em leites e em seus derivados.


As vitaminas e os minerais, facilmente encontrados nas verduras, nos legumes e, principalmente, nas frutas, ajudam a regular o organismo, fornecem energia, formam e fortalecem os ossos e os dentes, promovem a saúde da pele e ajudam a evitar a anemia.


As fibras, presentes nos vegetais (principalmente nas folhas), são responsáveis por ajustar o funcionamento dos intestinos, melhorando a absorção de nutrientes. A falta dela, inevitavelmente, pode provocar também a falta de todos os outros nutrientes importantes para o funcionamento do organismo, visto que grande parte deles é absorvida no intestino.

Qual a quantidade exata de alimentos em uma dieta saudável e equilibrada?

Para manter o estoque adequado e para suprir todas as necessidades do organismo, ou seja, para manter uma dieta saudável e equilibrada, você deve incluir, ao menos, 3 porções diárias de frutas e de vegetais. Além disso, é fundamental ter pelo menos 4 refeições diárias. 


Repita isso todos os dias; por mais difícil que seja, a dificuldade é só no início. Depois de realmente sentir os efeitos desse tipo de dieta, provavelmente você não irá mais se alimentar de outra forma, pois é um esforço extremamente recompensador.


O segredo do sucesso em sua dieta saudável e equilibrada é ter diversidade de alimentos e disciplina. 


Diversidade de alimentos a fim de certificar que o corpo está recebendo tudo o que é necessário para funcionar bem. Disciplina para manter a dieta, segui-la ao longo do tempo e desfrutar de todos os benefícios que ela pode entregar ao seu corpo e, consequentemente, à sua vida.