Confira as melhores dicas para conseguir limpar os móveis da sua casa sem danificá-los!

Os móveis das nossas casas demandam um cuidado especial para que não haja danos, não é mesmo? Mas, você sabe qual a melhor maneira de como limpar os móveis?

Se você deseja ter móveis bem conservados, limpos e aumentar a durabilidade deles, é importante saber quais são os cuidados que devemos ter com a limpeza.

Isso porque alguns móveis precisam de produtos específicos, outros não podem ser limpos com água e muitos outros pontos. Além disso, um móvel bem cuidado é mais difícil de pegar fogo e causar acidentes.

Com isso, para te ajudar nessa missão, hoje trouxemos algumas dicas de cuidados para que você saiba como limpar os móveis da maneira correta e ainda assim garantir maior tempo de vida útil deles. Confira a seguir:

Como limpar os móveis
Os cuidados diários que temos com nossos móveis são essenciais para garantir que não sejam danificados com o tempo pelo mau uso.

Se você deseja ter móveis planejados ou modulados na sua casa, por exemplo, o valor é bem alto. Com isso, é necessário que os cuidados sejam colocados em prática para que durem muito mais.

Cada tipo de móvel precisa de um cuidado específico, por exemplo: os móveis da lavanderia precisam de um cuidado por conta do seu material ser mais resistente. Já os móveis da sala e quarto, precisam de outros tipos de cuidados, pois são mais frágeis.

Não é interessante que o uso de água seja em excesso, pois pode prejudicar os móveis. Com isso, caso algum tipo de líquido caia sobre os móveis, é importante limpar imediatamente para evitar estragos.

Confira mais dicas a seguir:

Limpeza em móveis de madeira

Os móveis de madeira, mesmo que sejam mais resistentes, ainda assim é preciso ter um certo tipo de cuidado ao limpar.

Uma dica é usar produtos para lustrar os móveis pelo menos uma vez na semana para remover o excesso de poeira dos móveis. Para isso, use uma flanela ou outro pano com tecido bem leve que não arranhe a superfície.

Como mistura caseira, use meia xícara de suco de limão ou vinagre branco e misture com meia colher de chá de azeite de oliva.

Você pode colocar essa mistura dentro de um recipiente plástico e borrifar nos móveis, usando uma flanela para fazer a limpeza.

Limpeza em móveis laqueados
Esses tipos de móveis chamados de laqueados são aqueles que foram envernizados depois de serem pintados. Geralmente eles também são de madeira e precisam de um cuidado específico.

Para limpar, use um pano de tecido leve úmido, podendo usar também um sabão neutro, de preferência líquido, para fazer a limpeza.

Caso você deseje aumentar a durabilidade dos móveis, use uma seladora uma vez por ano para que a madeira continue brilhando.

Limpeza em móveis de MDF
Os móveis de MDF são menos resistentes e mais sensíveis do que os móveis de madeira, e por isso, é preciso saber limpar com cuidado.

Pelo menos uma vez na semana, você pode usar um pano úmido com detergente neutro diluído em água para fazer a limpeza dos móveis com esse material.

É interessante também usar um produto para lustrar móveis incolor, para que não modifique a superfície do móvel. Não use esponjas nesses materiais.

Limpeza de móveis com superfícies de vidro
Os móveis que possuem superfícies de vidro também precisam de cuidados para serem limpados. Para isso, você pode usar uma esponja com detergente neutro e esfregar até que todas as manchas ou sujidades sejam removidas.

Depois disso, pegue um pano úmido e remova toda a espuma feita com o detergente e seque com uma flanela limpa.

Para evitar que o vidro fique manchado, use um pouco de álcool e papel toalha.

Limpezas de sofás
Os sofás e poltronas também são exemplos de móveis que precisam de cuidados para limpar.

Esses móveis específicos precisam ser lavados a cada três meses pelo menos. Mas, caso você tenha algum bichinho de estimação em casa, é possível que precise limpá-lo em um intervalo menor de tempo.

Tenha muito cuidado com os produtos utilizados nos sofás e nas poltronas, pois alguns deles podem acabar manchando o tecido. Se necessário, conte com a ajuda de uma empresa especializada para fazer essa limpeza.

Limpeza de móveis com granitos ou mármores
Essas superfícies são mais simples de limpar, e você precisa apenas de um pano para retirar a sujeira.

Depois disso, use uma esponja ou outro pano com detergente neutro e esfregue até que todas as sujidades sejam removidas. Depois, use um pano para remover a espuma e seque bem os móveis.

Por que devemos limpar os móveis?
Quando decidimos usar móveis para decorar a nossa casa, é possível que um valor alto precise ser investido, não é mesmo?

Com isso, manter uma rotina de cuidados sobre como limpar os móveis é de suma importância para que eles sejam conservados e durem por muito mais tempo sem ter nenhum tipo de arranhões ou manchas.

Coloque essas dicas de como limpar os móveis em prática para que a sua casa esteja sempre limpa, bem organizada e seus móveis sejam duradouros.