O café é uma das bebidas mais queridas dos brasileiros. Ele está presente na mesa todos os dias no café da manhã e faz parte da rotina de milhares de pessoas. Alguns elevam sua paixão pelos cafés e se especializam em seus sabores e aromas, outros bebem de maneira mais simples. Existem diversos tipos de cafés para todos os gostos, e um deles é o descafeinado. Você tem dúvidas de como é o processo para tornar um café descafeinado? Explicaremos para você ao longo deste artigo. Pegue seu café e boa leitura.

A cultura do consumo de café
Beber café representa um momento de renovo e prazer no dia a dia, presente no café da manhã e da tarde, a bebida nos faz reviver lembranças da infância e momentos em família, com um bom café e bolo com cheiro de casa. Porém, o hábito de beber café está mudando e se tornando cada vez mais sofisticado. Os cafés premium estão conquistando seu espaço e crescendo rapidamente no Brasil. Inclusive, uma pesquisa da Euromonitor apontou que a categoria passou a representar 10% das vendas domésticas de café no país.

O Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. O plantio de café e exportação do produto também é uma marca registrada em nosso país.

Hoje em dia podemos encontrar com facilidade uma enorme variedade de cafés em pó e em cápsulas, o tipo que abre caminho para os cafés especiais como o Café Fazenda Floresta, e representa atualmente uma grande parte do consumo total de café ao ano. 

Quais mudanças ocorreram no consumo de café nos últimos anos?
A grande disponibilidade de opções de café dá-se graças a uma maior exposição do produto nas mídias como as redes sociais, e aos lançamentos de pequenas marcas especializadas na produção de cafés especiais. Isso contribuiu diretamente com o aumento do consumo do produto e uma mudança no hábito de beber café simplesmente como um hábito corriqueiro.

À medida em que o consumidor adquire mais conhecimento sobre o café, mais se descobre sobre sua complexidade e infinitas variedades e combinações que o café comporta. Muitos especialistas se dedicam aos tipos de grãos e seus aromas, nuances e harmonizações possíveis com o café, uma prática que vem se difundindo e conquistando o paladar de muitos brasileiros.

Todo o processo que envolve o café irá influenciar diretamente neste sabor e aroma únicos que os cafés possuem, desde seu plantio e região onde foi cultivado, até o modo como é preparado. A torra do grão e sua densidade também são fatores relevantes para a definição do sabor do café.

As variações são tantas que podemos, inclusive, consumir o café conhecido como descafeinado. Mas ainda existem muitas dúvidas de como este tipo de café é feito.

Como é o processo para tornar um café descafeinado? Descubra os métodos
Veja a seguir quais são os métodos mais populares de como é o processo para tornar um café descafeinado.

Solventes químicos
Existem diversas maneiras de descafeinar o café. Uma delas é através de solventes químicos. A prática consiste em deixar os grãos de café de molho em um solvente que pode ser o cloreto de metileno, que possui um agente responsável por remover a cafeína dos grãos, ou acetato de etila, um éter de fruta natural, também usado na fabricação de removedores de esmalte. 

Os grãos são postos de molho em água e depois embebidos por um destes solventes químicos para que a cafeína seja removida. Esta água onde os grãos são deixados é reutilizada várias vezes, até que esteja com o aroma próprio do café. Já depois de serem deixados de molho por um longo período, os grãos perdem pouco sabor, pois são postas de molho novamente em uma essência concentrada de café.

De molho na água
O método tem sua origem na Suíça, cuja técnica se resume a deixar os grãos de molho em água e coar a solução através do carvão ativado, que captura a cafeína presente no líquido. O método se popularizou em 1979 por ser o primeiro a responder como é o processo para tornar um café descafeinado sem o uso de solventes.

Dióxido de carbono
Outra forma de descafeinar os cafés é com o uso do dióxido de carbono super cítrico, onde os grãos que foram previamente colocados de molho em água são transferidos para um extrator feito em aço inoxidável, depois selados, e alguns jatos de gás carbônico líquido são injetados no extrator, com pressão. Neste método, o gás carbônico injetado se une às moléculas de cafeína, extraindo-as dos grãos de café. Depois do processo de injeção, o gás é descartado e os grãos são postos em um local separado para serem moídos.

Esta é uma das maneiras de como é o processo para tornar um café descafeinado mais técnico e que demanda conhecimento, e pode ter um custo mais elevado.

Estas são algumas respostas de como é o processo para tornar um café descafeinado. Se você é um amante da bebida mais simples, ou prefere opções mais sofisticadas, compartilhe com seus amigos e convide-os para tomar um café descafeinado na próxima vez em que se reunirem.