Se você está pensando em mudar seus hábitos alimentares, confira algumas dicas essenciais sobre o assunto 

Independente da ocupação, seja ela uma rotina com estudos, trabalho ou qualquer outro tipo de atividade, o dia a dia é, na maioria das vezes, corrido e repleto de compromissos. Dentre todos esses compromissos, é natural que algumas prioridades sejam elencadas. Quanto à sua alimentação, como ela se encaixa nesses compromissos todos? Você costuma tomar sucos naturais ou fazer refeições saudáveis? 


É pensando justamente nesses questionamentos que explicaremos de que modo conseguir seguir uma dieta saudável, já que, para entender a importância da alimentação saudável na rotina, a primeira dica essencial é o conhecimento sobre o assunto. Confira! 


A importância de uma alimentação saudável


A alimentação é uma necessidade do ser humano; mais do que isso, ela une pessoas e faz parte da cultura de cada país. As refeições que fazemos diariamente despertam emoções, amenizam sentimentos e possuem diferentes significados para cada um. 


Quando pensamos em alimentação, é impossível falar sobre esse assunto sem mencionar a importância de refeições saudáveis e equilibradas. É impossível, pois a alimentação interfere diretamente em nossa qualidade de vida, nossa disposição e em nossa saúde como um todo. 


Refeições que contenham quantidades o suficiente de saladas, legumes, proteínas, gordura e carboidratos contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, que está ligado ao surgimento doenças. Além disso, podem contribuir para a memória, bem como nos auxiliam quanto ao funcionamento adequado do intestino. 


Alimentação saudável e saúde mental 


Essa é uma relação que muitas pessoas desconhecem, mas os alimentos influenciam, sim, a nossa saúde mental. 


As vitaminas do tipo B, por exemplo, atuam na produção de neurotransmissores no nosso organismo, dentre eles está a serotonina, que também é conhecida como o hormônio da felicidade. Esse neurotransmissor é extremamente importante e está diretamente ligado à qualidade do sono, ao humor e à memória. 

Como começar a mudar os hábitos alimentares

Agora que já explicamos como uma alimentação balanceada é importante, reunimos algumas dicas de como começar a ter uma dieta saudável. 


No início, priorize os alimentos com os quais já esteja acostumado 


Toda mudança que envolve uma série de novos hábitos precisa de disciplina, e o ideal é começar aos poucos. Por esse motivo, a primeira dica é que alimentos saudáveis os quais já fazem parte da rotina sejam consumidos cada vez mais. 


Se ingerir frutas, beber sucos naturais, comer alguns tipos específicos de salada faziam parte esporadicamente das suas refeições, comece priorizando esses alimentos, depois insira aqueles com os quais não era habituado anteriormente. Segundo a WHO (World Health Organization), o indicado para consumo de frutas diariamente é de 400 g de frutas e vegetais.  


Beba mais água


O consumo diário de água é extremamente importante para o funcionamento do corpo humano, composto por cerca de 60% de água. A quantidade indicada é de, em média, dois litros por dia. Essa quantia faz com que o corpo fique hidratado, e a hidratação é essencial para uma boa digestão dos alimentos. 

 

Mude as suas escolhas, mas não deixe de comer aquilo de que gosta 


Uma das dúvidas de quem busca fazer uma dieta saudável é parar de comer aquilo de que gosta e com o que está acostumado. Muitos nutricionistas indicam que uma dieta restritiva, ou seja, aquela em que alguns alimentos são cortados drasticamente, faz com que as pessoas desistam muito mais facilmente da reeducação alimentar. Nesse sentido, a dica é mudar as escolhas, fazer refeições saudáveis e intercalar com outros alimentos de que goste mais. 


Busque um profissional nutricionista


Depois de todas essas dicas, se você se sente pronto para iniciar uma dieta saudável e está disposto a isso, sugerimos que busque um profissional especializado a fim de que ele passe as orientações corretas para que tudo ocorra bem nessa adaptação.