A internet hoje em dia é muito mais do que um simples local de divertimento, na verdade, ela pode ser o que o usuário quiser, uma plataforma de entretenimento, pesquisa e estudo, desenvolvimento pessoal, local de conversa com amigos ou até mesmo uma excelente oportunidade de emprego e negócios.
Se você é um gestor de um negócio e está em busca de um profissional qualificado, com toda certeza, um excelente lugar para divulgar a oportunidade é na internet, existem diversos modos de entrar em contato com possíveis colaboradores, alguns são mais profissionais como as plataformas de anúncios de vagas de emprego e contratação de freelancers remotos.
Uma coisa é fato para conseguir conquistar colaboradores que estejam engajados em sua causa, hoje em dia é necessário ir muito além do básico, oferecendo não só o salário, direitos e benefícios, mas para que dentro de sua equipe haja a dedicação por completa, é quase que obrigatório que seja proporcionado o maior conforto possível, seja com funcionamento remoto ou um ambiente presencial descontraído.
Felizmente ambas as opções são facilmente encontradas e resolvidas apenas com o uso da internet, está em busca de um profissional que trabalhe de casa, pois sua empresa não possui sede física, você o encontra na internet, ou então pretende anunciar uma vaga para que as pessoas da sua região possam se eleger, a melhor forma de fazer é mais uma vez na internet.
Onde contratar pela internet
Diante de todos esses fatos e da situação que vivemos atualmente, a grande maioria das contratações ou anúncios de vagas acontecem pela internet. Mas não basta somente colocar na internet que vai chover de candidatos extremamente qualificados, na verdade, por ser uma vaga digital, e que todos que a verem podem se inscrever há alguns cuidados que precisam ser tomados.
O primeiro passo para publicar uma vaga é o planejamento, é preciso saber onde estará o seu público alvo. Existem muitas opções de locais, redes sociais ou plataformas especializadas em vagas, com isso, a primeira coisa que deve ser feito é escolher o melhor local.
Uma vaga de um alto cargo muito provavelmente não vai chegar até as pessoas qualificadas se for anunciada em grupos de WhatsApp ou Facebook, um profissional de high profile que está em busca de oportunidades dificilmente vai focar seu tempo em grupos que geralmente possuem anúncios de oportunidades mais genéricas que não exigem tanta formação ou experiência. Muito provavelmente vai possuir melhores resultados se voltar suas publicações para plataformas que são especializadas em intermediar colaboradores com gestores.
LinkedIn
O Linkedin é um site e aplicativo referência no mercado mundial, sendo reconhecido pela excelência que possui no ato de intermediar pessoas que procuram oportunidades e recrutadores.
O site tem o seguinte objetivo: “Nossa missão é derrubar as paredes que existem entre aqueles que procuram um emprego e o recrutadores, dando às companhias insights sobre o que elas precisam para atrair a cereja do bolo”
E realmente cumprem o que prometem, desde que foi adquirido recentemente pela Microsoft o seu serviço que já era de excelente qualidade foi ainda mais incrementado com diversas atualizações que geraram ainda mais recursos práticos para empresas e pessoas em busca de oportunidade.
O aplicativo tem um algoritmo muito eficaz, que tem a sua base em seu currículo, principais pontos de interesse e área de atuação, para que sempre que houver um anúncio com requisitos que te interessam ou empresas buscando por qualificações como a sua, você fique sabendo.
A maior rede social do mundo na realidade é um local de extrema versatilidade, onde quase tudo pode ser encontrado, desde amigos, grupos que possuem os mais diversos assuntos e temas a serem debatidos até local de compra e venda de usados ou grupos de divulgações de vagas e oportunidades.
Por muitos anos o mercado de vagas funcionou de um modo que era completamente elaborado pelos usuários, onde criavam um grupo “vagas de emprego na cidade X”, com isso as pessoas interessadas entravam e podiam ver as oportunidades, ou os gestores anunciavam seu processo seletivo.
Funcionava também sistema de guest posts, onde as vagas eram anunciadas em páginas populares, sendo patrocinada pela empresa.
Todo este esquema foi muito utilizado, porém, possui algumas falhas, como, por exemplo, pessoas podiam anunciar vagas falsas, aplicar golpes ou até mesmo vender anunciar uma oportunidade, somente para conseguir os dados e informações de pessoas desavisadas.
Até que a rede social de Zuckerberg resolveu entrar de vez também no ramo das vagas de emprego, criando o Facebook Jobs, que possui o principal objetivo de intermediar a oferta e a demanda através das páginas oficiais das empresas. De modo que o gestor iria fazer o cadastro das especificações de candidatos que busca e com isso iria aparecer na página da empresa, de modo que todos que buscassem pelo perfil fossem atingidos também pela oportunidade.