O condutor deve priorizar por modelos originais que garantam a segurança ao dirigir


Para selecionar um novo modelo de retrovisor para a sua moto, o condutor deve prestar atenção em alguns aspectos. Além de seguir as especificações determinadas pela legislação, a recomendação dos especialistas é que ele sempre opte por equipamentos para moto originais, incluindo o retrovisor.


Mas quais são essas especificações e critérios que o motociclista deve observar antes de fazer a melhor escolha? No texto abaixo, detalhamos quais as características que devem ser analisadas e o que a legislação determina sobre as especificações dos retrovisores.

Legislação
Conhecer a legislação sobre esse tema é importante para evitar dores de cabeça e eventuais multas. As normas do DETRAN têm exigências específicas quanto às dimensões dos retrovisores, que devem ter área refletora de ao menos 69 centímetros quadrados.


Os modelos retangulares devem ter dimensões de pelo menos 12 x 20 centímetros, enquanto o diâmetro dos espelhos circulares deve ser de ao menos 94 milímetros. Caso o condutor troque os espelhos por modelos não originais, será necessário passar por uma vistoria para conseguir a emissão de um novo certificado de segurança, indispensável para que a moto possa circular.

Importância das peças originais
A presença dos retrovisores em uma scooter ou motocicleta vai além de seguir a legislação vigente. Eles são acessórios essenciais para garantir a segurança do condutor, mas também colaboram para que o motociclista tenha prazer em pilotar.


Por isso, o piloto deve se preocupar em sempre ter retrovisores originais no seu veículo. Em muitos casos, há quem prefira estilizar suas motos e substituir as peças originais por versões do mercado paralelo. Isso coloca em risco a integridade do condutor, já que são versões com matéria-prima de baixa qualidade, mais frágeis, de pouca durabilidade e que apresentam baixa visibilidade.


Além disso, os modelos não originais costumam se desregular com mais facilidade e vibram mais, o que atrapalha a visibilidade, sobretudo da parte traseira da moto. Por fim, há outro agravante: essa característica é considerada como descaracterização da originalidade do veículo, algo que é ilegal e passível de multa por parte dos agentes de trânsito.

O que observar antes de comprar um novo retrovisor?
Ao comprar um novo retrovisor, o motociclista precisa observar alguns critérios para fazer a melhor escolha. Veja quais são alguns deles abaixo.

Compatibilidade
Se o condutor não for adquirir um retrovisor que seja próprio ou específico para o modelo da sua moto, ele precisa checar se há compatibilidade. Existem retrovisores que são compatíveis com todas as motos de uma linha ou marca, mas para ter certeza, é preciso verificar todas as especificações antes de instalá-las.


Quem é proprietário de modelos mais antigos ou raros pode encontrar mais dificuldade para encontrar um retrovisor compatível, já que a oferta de peças originais para eles é bem menor.

Formato e curvatura
O tamanho dos espelhos também é um aspecto fundamental que precisa ser analisado. Normalmente, os retrovisores são encontrados em formatos curvados ou retangulares. Apesar das diferenças, eles têm a semelhança de quanto maiores forem, mais segurança eles oferecem ao condutor.


No caso dos modelos circulares, quanto maior a curvatura, maior será a profundidade refletida pelo espelho. Dessa forma, a distância que o motociclista consegue enxergar é maior.

Material
Também é necessário verificar a qualidade dos materiais dos retrovisores novos para a sua moto, visto que é fundamental que ele apresente uma grande durabilidade. Assim, o modelo escolhido deve ter as hastes que conectam o retrovisor a moto feitas de metal, enquanto a própria peça deve ser feita de plásticos injetados, como polipropileno, que consigam suportar a rodagem da motocicleta por muito tempo.