A princípio, vale destacar em que consiste o conceito de empreendedorismo. Atrelado à capacidade de disposição para conceber, desenvolver e gerenciar um negócio a fim de obter lucro.
O termo empreendedorismo está cada vez mais em alta. No âmbito corporativo e empresarial, o empreendedorismo tem por finalidade caracterizar pessoas com habilidades para estabelecer inovações e soluções.
Qual a importância do empreendedorismo?
Além de surgir como uma alternativa possível frente ao elevado número de desemprego e às faltas de oportunidades, o empreendedorismo é uma ferramenta que auxilia na no giro da economia.
Segundo dados divulgados pelo Sebrae, já existem mais de 11 milhões de brasileiros ativos nessa modalidade.
Características do Empreendedor
Além da capacidade de desenvolver a criatividade e a imaginação para solucionar problemas e inovar em criações alternativas, o interessado também precisa ter outras características que irão auxiliá-lo a adquirir sucesso durante sua trajetória. Confira.
Iniciativa e busca de oportunidades: Pessoas com essa qualidade são capazes de serem proativas e de estarem planejadas para diversas ocasiões. Além disso, saberão como agir em momentos não favoráveis, como ao longo de uma crise, por exemplo;
Persistência: Encarar desafios visando o alcance de objetivos é essencial para quem deseja empreender, entretanto, é preciso ser forte, pois desistir não é uma opção;
Cálculo de riscos: O empreendedor que busca calcular os riscos de seu negócio, com certeza estará melhor preparado para lidar com situações desconfortáveis. Desde questões relacionadas ao setor econômico até problemas relacionados à estrutura física da empresa;
Preocupação com qualidade e eficiência: Uma mente empreendedora sempre está disposta a aprender mais e fazer melhor. Além disso, o foco do empreendedor deve ser a melhora constante de seu negócio e a satisfação de seus clientes;
Comprometimento: Esse tópico envolve um sacrifício pessoal, visto que o comprometimento deve ser a característica chave do empreendedor. O empreendedor será o responsável por assumir a maioria das responsabilidades geradas do sucesso ao fracasso, e deve trabalhar junto com a equipe para alcançar melhores resultados e garantir um bom relacionamento com seus consumidores;
Busca de Informações: Um bom empreendedor não dorme em serviço, ele está sempre a procura de dados e informações diferentes sobre todas as dimensões envolvidas na criação de um bom negócio;
Estabelecimento de metas: Para chegar ao sucesso desejado, é necessário o ajustamento de metas e objetivos que sejam bastante específicos para a empresa, a curto e longo prazo;
Planejamento e monitoramento sistemático: Ponto essencial para quem deseja iniciar o empreendedorismo. Desde o início do negócio é necessário a organização de tarefas e processos de maneira clara;
Persuasão e rede de contatos: Não adianta apresentar o melhor produto e não saber vender. A persuasão envolve o uso de estratégias de influência que pode ajudar o empreendedor a alcançar as metas de seu negócio;
Independência e Autoconfiança: Para conseguir realizar as atividades essenciais para impulsionar o crescimento da empresa, o empreendedor deverá assumir diversas responsabilidades. Isso relaciona-se à autoconfiança.
Como desenvolver na prática essas características?
Para conseguir desenvolver na prática essas características, é necessário que o empreendedor dedique parte de seu tempo ao negócio, ademais, é necessário muita paciência para aprimorar a sua organização.
Vale lembrar ainda que, as tentativas e as correções de erros irão te dar resiliência necessária para lidar.
O empreendedorismo relacionado ao sonho
Como sabemos, os nossos sonhos não devem ser tomados no valor nominal, mas vale a pena procurar por interpretações que possam nos ajudar no dia a dia.
É o mesmo que acontece quando, por exemplo, você se pega fazendo perguntas do tipo: “O que significa sonhar com barata?”, “O que significa sonhar com gato?” ou até mesmo “O que significa sonhar com helicóptero?”
No caso do empreendedorismo, sonhar com a abertura de um negócio, pode significar algo relevante?
Segundo alguns especialistas, quando você se vê abrindo um negócio a interpretação é uma das mais óbvias, embora não seja uma premonição ou uma visão de futuro.
Abrir um negócio em sonhos fala sobre empreender em novos projetos, correr riscos e se preparar para enfrentar novos desafios. Apesar disso, sonhar em abrir um negócio, nos diz muito sobre alcançar nossos objetivos e mostra coragem e determinação.
O empreendedorismo e a pandemia
O ano de 2020 foi marcado por um cenário pandêmico, o qual destruiu diversas oportunidades de trabalho, e deixou o mercado de trabalho ainda mais prejudicado.
Uma pesquisa realizada pelo IBGE, mostrou que o número de desocupados bateu uma taxa média de 13,5%, o que mostra um recorde na porcentagem de desempregados no Brasil, ainda no ano de 2020.
Mesmo levando em consideração a alta na taxa de desocupados, tal ano teve uma representação muito grande na abertura de MEIS, sendo considerada então, uma grande saída para a criação de novas oportunidades de trabalho.
Assim, tendo em vista os pontos citados acima, podemos ter em mente que o empreendedorismo é a chave para diversos problemas, desde que seja gerido de maneira correta.