Nos últimos anos, o número de pessoas querendo empreender aumentou consideravelmente, principalmente se tratando de um negócio na internet. Com isso, começaram a surgir muitas buscas sobre como abrir um negócio online.


Se você chegou até aqui com essa dúvida, temos um passo a passo que irá te ajudar a sair da estaca zero e começar a ganhar dinheiro com o seu próprio negócio na internet. Confira!

Defina o foco do negócio

Antes de realmente abrir o seu negócio na internet, primeiro é importante que você defina o foco deste negócio, afinal, isso irá influenciar todas as ações a seguir. Por exemplo, você irá vender produtos ou serviços? Qual será o seu nicho de mercado? Dentre outras questões importantes de serem definidas logo no início.

Além disso, é preciso se certificar de que a sua ideia, mesmo que sendo boa, trará bons resultados, afinal, sem uma pesquisa de mercado é muito arriscado abrir uma empresa. Faça essa avaliação antes de dar o próximo passo na abertura de sua empresa, pois ter demanda suficiente para manter o seu negócio é fundamental.

Faça também uma análise da concorrência, podendo até mesmo ter mais ideias a partir de suas buscas, e buscar ter um diferencial que atraia mais clientes e faça com que sua empresa se destaque.

Esse processo pode levar algum tempo, mas é importante que não haja pressa, afinal, ele será fundamental para definir todo o restante do seu negócio e o resultado será o faturamento da sua empresa.

Abra a empresa
Tendo feito todos os passos acima, tendo seu foco muito bem definido e todos os detalhes administrativos analisados, você poderá, enfim, abrir o seu negócio online! Para começar, você precisa formalizá-lo.


Para isso, você irá escolher qual a categoria em que o seu negócio se enquadra. Sendo uma empresa inicial, na internet e que, provavelmente, contará apenas com você de funcionário, a opção correta é se cadastrar como MEI - Microempreendedor Individual.

Mas, tenha atenção agora. Pesquise todas as opções e analise bem os pré-requisitos para se cadastrar. Se a sua empresa já conta com mais funcionários, por exemplo, o MEI não será a opção certa. Além disso, também existem regras de faturamento em cada uma das modalidades.

Crie seu e-commerce

Com sua empresa devidamente registrada, chegou o momento de você criar seu e-commerce. É preciso começar a busca por plataformas que possuam o que a sua empresa precisa para vender online, contando com funcionalidades como integração com meios de pagamento, carrinho de compras, sistema para realizar o controle de estoque, dentre outras.


Atualmente, existe uma variedade de opções disponíveis, afinal, o e-commerce é um mercado que tem crescido bastante nos últimos anos. Você encontrará opções de preços variados, algumas com mais funcionalidades, outras mais simples, etc. Faça uma boa pesquisa para fazer uma escolha inteligente do que o seu negócio precisa.

Invista no marketing digital

Ter um e-commerce e não investir em marketing digital será um dos maiores erros cometidos, caso não venha seguir esses passos que estamos lhe mostrando. O marketing digital é fundamental para atrair e fidelizar clientes, além de ajudar a criar uma identidade para a sua marca e torná-la relevante no mercado.


Através das diversas ferramentas e estratégias que ele oferece, como SEO, marketing de conteúdo, remarketing, dentre outras, é possível criar um planejamento de alto valor para incluir o seu novo negócio no mapa e começar a alcançar os objetivos traçados.


Em um primeiro momento, busque conhecer as estratégias e o que elas podem fazer pelo seu negócio. Em seguida, comece a fazer testes e vá analisando o que melhor funciona para o seu e-commerce.

Tenha uma plataforma de cibersegurança

Com o crescimento do e-commerce e dos avanços tecnológicos de forma geral, os casos de crimes cibernéticos também estão aumentando bastante, o que torna indispensável ter certos cuidados com a segurança cibernética de quem vai comprar seus produtos e/ou serviços pela internet.


Ter uma plataforma de cibersegurança é um passo fundamental para isso, pois ela será responsável por garantir que dados pessoais e diversas outras informações estejam devidamente protegidas - tanto de seu negócio quanto de seus clientes.


Através dela, soluções como criptografias, antivírus, etc, estarão trabalhando para proteger o seu e-commerce. Tendo em vista que uma empresa desprotegida pode sofrer golpes e vazamento de dados, correndo o risco até mesmo de fechar após uma crise como essas, não é uma tarefa que pode ser postergada.

Ofereça um excelente atendimento ao consumidor
Por fim, não se esqueça de atender muito bem aqueles que possibilitam que a sua empresa continue funcionando. O atendimento ao cliente é um dos grandes motivos que irão definir se ele voltará a fazer negócios pelo seu e-commerce ou não, portanto, invista em conhecimento sobre atendimento e acompanhe o seu cliente até o pós-venda.