Você sabe o que é uma cobertura morta? Esse nome se refere a uma técnica que é muito utilizada no setor agrícola, afinal, se destina a cuidar melhor de plantações diversas.

O que é cobertura morta?
Cobertura morta, também chamada de mulching, trata-se de uma técnica que é muito utilizada na agricultura, assim como na jardinagem, que irá cobrir o solo utilizando uma camada de filme plástico de uma espessura super fina e que é conhecida por ser de baixo custo. O intuito desta cobertura é garantir a proteção do solo e das plantações ali presentes.


Essa técnica que utiliza filmes plásticos para cobrir o solo é uma alternativa muito comum para substituir o mulching orgânico, contribuindo para a redução de água que seria necessária para realizar a irrigação diária, gerando economia, e também a diminuição da necessidade de realizar um controle contra as ervas daninhas.


Além disso, irá contribuir para uma melhoria significativa nas plantações, melhorando a qualidade das plantas e também a produtividade. Por fim, também irá ajudar no controle da temperatura do solo, mantendo-a mais regular.

Para que é usada a cobertura morta?
A cobertura morta, ou mulching, é uma opção utilizada para alcançar vários objetivos, como:

Ajudar na redução da evaporação de água do solo
A cobertura morta é uma excelente opção para evitar que a água evapore rapidamente do solo, o que contribui para um solo úmido por muito mais tempo. Isso é super benéfico para grandes plantações, por exemplo, que necessitam de grandes quantidade de água diariamente para realizar a irrigação.


Ou seja, além de ser benéfico para o solo e para as plantas, também é bom para economizar nos gastos com irrigação.

Ajuda a controlar as ervas daninhas
O mulching, ou cobertura morta, também irá contribuir para um maior controle das ervas daninhas, o que é excelente para diminuir a utilização de herbicidas nas plantações. Aqui temos outra redução de custo interessante que é um benefício da cobertura morta.

Contribui para a proteção das raízes
A cobertura morta também ajuda na proteção das raízes, principalmente contra a oscilação de temperatura que acaba desestabilizando o solo.

Ajuda a prevenir contra a erosão
E também é uma excelente opção para ajudar na prevenção contra a erosão do solo, o que irá diminuir a perda de nutrientes, além de aumentar a retenção de água no local.

Tipos de mulch
Existem dois tipos de mulching, o orgânico e o inorgânico. 

Mulch inorgânico
O mulch inorgânico é o que utiliza o plástico, como o que estamos conhecendo melhor neste conteúdo. Além dele, também podem ser utilizados outros materiais inorgânicos, como a borracha, areia, vidro e outros.


Ele é conhecido por ter maior durabilidade, além de muita resistência contra mudanças climáticas e outros imprevistos. Mas, por outro lado, ele não estará adicionando nutrientes ao solo sem que isso seja feito utilizando outros produtos no local.


Ele é muito utilizado no setor agrícola ou até mesmo para jardins ornamentais, paisagismo e outros ambientes que prezam pela estética.

Mulch orgânico
O mulch orgânico se trata da técnica que irá utilizar materiais orgânicos, ou seja, que irão se decompor naturalmente no solo, como é o caso da serragem, cascas, folhas secas e vários outros.


Essa é uma opção mais natural e costuma também ser benéfica para as plantações, apesar de não possuir a mesma resistência e durabilidade que o mulch inorgânico. Mas, ele irá fornecer os nutrientes ao solo.


Ele também oferece as vantagens para cuidados com o solo e para a melhoria das plantações, como o mulch inorgânico.

Exemplos de mulch ou cobertura morta
É importante conhecer os exemplos disponíveis, afinal, isso poderá te ajudar na hora de escolher o tipo de mulch que é mais adequado para o seu tipo de cultivo e também para o solo onde ele está inserido.

Mulch inorgânico
Entre os tipos de materiais utilizados para o mulch inorgânico, temos:


Plástico
Borracha
Pedras
Areia
Vidro moído
Tecido permeável
Geotêxtil
Papelão
Lascas de madeira tratadas
Tijolos triturados
Mulch orgânico
Entre os tipos de materiais utilizados para o mulch orgânico, temos:


Palha de arroz
Casca de pinus
Folhas secas
Serragem
Aparas de grama
Casca de cacau
Casca de coco
Restos de alimentos triturados
Capim seco
Adubo verde
Estrume animal
Conclusão
Para concluir, podemos perceber a importância que o mulching, ou cobertura morta, possui para a agricultura e para as plantações no geral. É perceptível a quantidade de benefício que essa técnica, tanto a orgânica quanto a inorgânica, pode oferecer para o solo e para o resultado final no momento da colheita.


Esse é um cuidado que profissionais devem ter ao decidir cultivar plantas de diversos tipos, principalmente as mais sensíveis, como é o caso dos morangos.


Tendo este conhecimento, fica muito mais fácil optar por práticas melhores no setor da agricultura.