A OMS recomenda 150 a 300 minutos de exercícios por semana


De todas as riquezas, a saúde é o nosso bem mais precioso, o que implica a necessidade de alguns cuidados. Nesse sentido, um dos órgãos mais importantes (e mais beneficiados por esses cuidados) é o coração.


As atividades físicas, como caminhada, musculação ou andar de bicicleta são de suma importância, já que, dentre outros aspectos, controlam a pressão arterial, bem como equilibram as taxas de colesterol. 


Cuidar do corpo implica também cuidar do coração, e uma das principais consequências disso é ter uma melhor qualidade de vida. 

A importância da atividade física
O corpo humano é uma espécie de máquina; como tal, necessita de atenção e de cuidados específicos. Rememorando os tempos pré-históricos, percebemos que o homem fazia toda uma movimentação física para conseguir a própria comida: escalando árvores para colher seus frutos ou caçando outros animais.


De lá para cá, muita coisa mudou, inclusive a forma como nos alimentamos. Não precisamos mais de tanto esforço para adquirir a nossa comida, já que podemos encontrar tudo aquilo de que precisamos (carnes, frutas, verduras, grãos e produtos industrializados) nas prateleiras dos mercados, açougues e hortifrútis.


O nosso corpo passou a gastar menos energia, mas isso não significa dizer que ele precise de menos atividade. Fato é que as pessoas estão se movimentando cada vez menos, por conseguinte adoecendo mais, desenvolvendo problemas cardíacos, diabetes, hipertensão, obesidade etc.


É nesse sentido que a prática regular de atividade física se apresenta como um caminho que devemos seguir. A opção por determinados exercícios vai variar conforme as necessidades e as individualidades de cada um, a fim de que se movimentar torne-se algo constante e prazeroso. 

Benefícios da atividade física para o coração
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo ocupa o quarto lugar no ranking de fatores de risco de morte no planeta. Tal dado revela o quão importante é manter uma rotina com atividades físicas, e o mesmo cuidado vale para o coração.


Esse órgão vital trabalha melhor e sem tanto esforço quando habituamos nosso corpo a praticar exercícios com regularidade. Exemplo disso é que, enquanto uma pessoa com condicionamento físico tem de 60 a 70 batimentos por minuto, uma pessoa sedentária tem de 80 a 100 batimentos por minuto.


O resultado é uma melhor oxigenação e fluidez sanguínea, vasos e artérias mais flexíveis, além de uma redução de 40% dos riscos relacionados às doenças cardiovasculares. 


A recomendação da OMS é praticar de 150 a 300 minutos de exercícios por semana. A seguir, conheça as atividades mais indicadas para a saúde do coração.

Caminhada
Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, concluiu que caminhar reduz a pressão arterial na primeira hora, e isso se mantém nas próximas 24 horas. Ou seja, fazer uma caminhada minimiza os riscos de hipertensão arterial.

Musculação
A musculação também é uma opção para melhorar o condicionamento cardiovascular, visto que o exercício exige mais força física. Vale lembrar que essa modalidade deve ser acompanhada de um profissional, pois exercícios feitos erroneamente podem causar problemas posteriores.

Natação
Uma ótima opção para quem está acima do peso é a natação, pois ela melhora o condicionamento cardiorrespiratório sem o risco de sobrecarregar as articulações. A dica é fazer treinos intervalados para manter um ritmo mais elevado.

Andar de bicicleta
Dentre as atividades aeróbicas moderadas e com menor impacto, está o ciclismo. Assim como a natação, andar de bicicleta também favorece o sistema cardiorrespiratório. 


É importante dizer que, para realizar quaisquer atividades físicas, é indispensável fazer uma avaliação médica. Só um profissional poderá dizer se você está apto e para quais tipos de exercícios. No fim das contas, quem vai agradecer é o seu coração.