O EAD, sigla de Ensino a Distância, é a principal modalidade escolhida por milhões de universitários no Brasil e no mundo. De acordo com os dados mais recentes do Censo da Educação Superior, só no Brasil o ensino a distância é a escolha de cerca de 1 milhão e meio de estudantes, com instituições de ensino de notas altas no MEC, como é o caso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e da faculdade Estácio.


Com isso, o MEC confere de perto todas as instituições de ensino, tanto presencial quanto a distância, avaliando cada faculdade e curso profissionalizante. Entre suas principais avaliações, o Ministério da Educação confere o projeto pedagógico, a qualificação dos professores e a infraestrutura dos polos de apoio.


Em nosso país, cerca de 1.200 cursos superiores a distância, entre bacharelado, tecnológico e licenciatura em várias áreas, são reconhecidos pelo Ministério da Educação, disponíveis em todas as regiões do Brasil.


Assim como o presencial, o ensino a distância capacita o aluno em seu desenvolvimento, autonomia e disciplina para enfrentar qualquer desafio no setor escolhido. Além disso, as principais vantagens em investir no ensino a distância são a flexibilidade de horários de estudos, a economia de tempo e dinheiro com alimentação e deslocamento, além da mensalidade de um curso EAD ser mais acessível do que o presencial.


Melhores faculdades EAD do Brasil, segundo o MEC


Muitas pessoas possuem o interesse em investir em uma faculdade de ensino a distância, mas se deparam com dúvidas que são muito comuns , principalmente por onde começar. O primeiro passo é optar por instituições de ensino de qualidade, reconhecidas pelo MEC, para que o seu diploma tenha validade no mercado.


Para que uma insituição seja reconhecida pelo Ministério da Educação, é preciso passar por um rigoroso processo, que se baseia em dois conceitos: o IGC (Índice Geral de Cursos) e o CI (Conceito Institucional). A instituição de ensino é avaliada e uma nota de 1 a 5 é dada a ela, onde as notas menores que 3 são consideradas insuficientes.


As seguintes faculdades EAD, públicas e privadas, reconhecidas pelo MEC que citamos abaixo foram as que obtiveram a nota 5 no Conceito Institucional (CI). Veja quais são:


Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP)

Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE)

Escola de Direito do Rio de Janeiro (DIREITO RIO)

Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Pública

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)


Faculdades EAD com avaliação positiva no MEC
Abaixo, listamos as principais faculdades EAD que possuem o reconhecimento do MEC e avaliações positivas em seus cursos:


Estácio
Centro Universitário UNIBTA
Cruzeiro do Sul Virtual
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a dar um passo adiante e escolher a melhor faculdade a distância para investir. Se gostou do artigo, não esqueça de compartilhá-lo com outra pessoa que esteja a procura de uma instituição de ensino superior a distância.