Estamos no mês de dezembro e ainda tem gente que não começou a decorar a casa para o Natal. Essa é uma das épocas mais esperadas do ano, com isso, os preços de artigos decorativos disparam e muitas pessoas desistem de fazer uma encantadora decoração natalina.

O segredo de gastar pouco na decoração do natal é se programar, aproveitar promoções e embarcar em um estilo Diy de “Faça você mesmo”. 

Se você não quer abrir mão de uma casa enfeitada para reunir a família, veja abaixo algumas dicas e aprenda a gastar pouco com a decoração de natal.


Planeje toda a decoração de Natal

O primeiro passo para decorar a casa para o natal é planejamento, mesmo em cima da hora, você pode programar como será enfeitado cada espaço, principalmente estipulando um orçamento de gastos

Comece pensando em quais ambientes da casa serão decorados para o Natal, depois liste todos os enfeites natalinos que já possui em casa. 

Vale também pesquisar inspirações na internet para servir de base para decorar a casa, além disso, com planejamento se pode tomar as melhores decisões.


Pesquise preços dos artigos natalinos

Se você optar por comprar artigos natalinos, faça uma pesquisa em diversas lojas, pegue a inspiração em decoração e pesquise o melhor preço do mercado.

Avalie também se o orçamento estipulado contempla toda a sua lista de compras, pois é bem importante para não começar o ano endividado.

Levante a hipótese de reformar objetos, alguns artigos de natal fizeram parte da infância de muita gente e só necessitam de uma repaginada. Dessa maneira, você cria lembranças palpáveis para esse Natal.


Faça você mesmo os enfeites decorativos do Natal

Nessa linha de “Faça você mesmo” dá para produzir muitas opções de decoração de natal, como por exemplo, luminárias de pisca-pisca e garrafas de vidro que são fáceis de fazer.

Alguns enfeites fáceis de fazer para o Natal são produzidos com materiais reciclados e até madeira.

Reutilize o festão de natal, aquele enfeite verde de árvore natalina, para fazer uma guirlanda para a porta. Reaproveite os pendentes para contribuir com a decoração.


Reaproveite a árvore de Natal do ano passado

Além de reaproveitar os pendentes natalinos, reaproveite a árvore de natal do ano passado. Faça uma nova decoração com cores diferentes, enfeites pendurados, presépio natalino e decoração com presentes fakes com caixa de papelão.

Uma das formas de deixar a decoração mais sofisticada é apostar na iluminação, usando pisca-pisca, luminárias decorativas e velas artificiais na mesa da ceia.

Contudo, é bem importante tomar cuidado com acidentes na rede elétrica, fazendo a instalação de maneira correta e com produtos de qualidade aprovada pelo INMETRO.