O Comitê Paraolímpico do Afeganistão comunicou que os dois atletas que iriam disputar as Paralimpíadas de Tóquio, não conseguiram embarcar devido ao tumulto ocorrido no aeroporto de Cabul. O Talibã tomou conta do país e levou terror ao país no último fim de semana.
Um fato curioso é que, pela primeira vez na história, o Afeganistão teria uma atleta mulher nas Paralimpíadas. Zakia Khudadadi seria a primeira mulher a defender o país, competindo no taekwondo. O outro atleta seria Hossain Rasouli, também do taekwondo.
Craig Spance, porta-voz do ICP lamentou o ocorrido e a não participação do país nos jogos: “Lamentavelmente, o Comitê Paraolímpico do Afeganistão não participará mais dos Jogos de Tóquio. Devido à grave situação em curso no país, todos os aeroportos estão fechados e não há como eles viajarem para Tóquio. Esperamos que a equipe e os oficiais permaneçam seguros e bem durante este período difícil”, disse.
A abertura das Paralimpíadas de Tóquio está programada para o dia 24 de agosto, às 8h (de Brasília). Os Jogos vão ser realizados até 5 de setembro.