Temos aqui uma abordagem bastante criativa que pode ser utilizada na área de design de interiores para criar um ambiente autêntico e cheio de personalidade.


A mistura de estilos, para muitos, pode parecer falta de planejamento e de um bom profissional de design de interiores. Mas, para quem entende, e gosta, de arte e de estilo, essa é uma das melhores maneiras de se expressar e ter um ambiente único e interessante.


A seguir, vamos conferir mais informações e detalhes sobre o que é essa mistura de estilos, como isso acontece e muito mais.

O que é a mistura de estilos na decoração

Afinal, o que é a mistura de estilos na decoração? Estamos falando de uma prática que irá combinar alguns elementos com características diversas de estilos na área de design de interiores, tudo em um único ambiente, como sala, cozinha, sala de banho, etc.

Aqui, temos a arte certa para os indecisos ou para os amantes de diversidade em um único ambiente, afinal, você não irá utilizar apenas um estilo no seu cômodo, mas diversos! Assim, é possível criar ambientes únicos e que tenham a sua personalidade com ainda mais força e personalização.

É ideal para quem busca algo único, mais individual, e que não se pareça com nada já existente. E essa bela mistura poderá envolver a decoração do ambiente, a escolha dos móveis, as cores, texturas e muito mais.


Uma coisa é certa, a liberdade para criar e utilizar a criatividade será gigante!

Como escolher os estilos para misturar
Essa pode ser a parte mais demorada do processo, afinal, é o momento de deixar a imaginação falar mais alto e definir o que será inserido em seu ambiente com mistura de estilos na decoração.


Para isso, você precisará já ter uma relação de quais são os seus gostos pessoais, afinal, é a partir deles que você terá mais noção sobre os estilos que fazem sentido ser inseridos na sua decoração.


Também é fundamental considerar o espaço que você possui no seu ambiente, para garantir que ele não fique sobrecarregado de informação ou sobre espaços vagos sem funcionalidade ou sem um toque especial de personalidade.


E, claro, apesar de ser uma mistura de estilos, é importante que haja um estilo que seja predominante no ambiente.

Dicas para uma mistura de estilos equilibrada
Misturar estilos não é bagunça, por isso é feito por uma equipe de profissionais especializados no assunto. Para te ajudar neste processo, temos algumas dicas:

Tenha definido uma paleta de cores que seja coerente
Não pense que jogar qualquer cor no ambiente será uma boa ideia, porque pode acabar muito mal. Apesar dos estilos diferentes, tente manter certa coerência nas cores utilizadas, até mesmo para não sobrecarregar muito o ambiente.

Equilibre proporções e escalas
Antes de começar a comprar as peças chave do seu ambiente, certifique-se de que eles conversem bem entre si, ou seja, que funcionem bem e que não gerem nenhum tipo de desequilíbrio visual.


Algumas diferenças podem ser bem-vindas, mas o ideal é que seja feito com planejamento e controle para não haver exageros.

Faça a mistura de texturas e materiais
E que tal misturar texturas e alguns materiais? Essa combinação irá proporcionar uma bela mistura dos estilos, mantendo o equilíbrio. Você pode incluir acessórios, como madeira, em paredes lisas e adicionar texturas atraentes.

Erros comuns ao misturar estilos e como evitá-los
Muitos erros podem ser cometidos ao misturar estilos, principalmente se não for feito acompanhado de um profissional que entende do assunto. Para que isso não ocorra com o seu ambiente, evite excessos - em todos os aspectos.


Evite o excesso de cores diferentes, de móveis, decoração, etc. Assim, você consegue criar um ambiente diversificado mas sem uma sobrecarga de informação.


Outro erro muito comum é não criar uma conexão entre os estilos, simplesmente inserindo-os no ambiente. Tenha ao menos um ponto de conexão entre eles, seja um tipo de textura, uma cor, formato, etc.


E, por fim, não pense muito em fazer sentido, deixe sua intuição falar mais alto em como você deseja criar este ambiente diversificado.

Inspirações para a mistura de estilos na decoração de interiores
Para praticar a arte de misturar estilos no design de interiores, a boa pesquisa para inspiração sempre é uma boa opção para começar. Tire um tempo para buscar inspirações dessas misturas, seja em revistas, sites ou até mesmo em lojas especializadas em decoração e móveis estilizados e únicos.


Isso te ajudará a deixar a sua criatividade fluir ainda mais, e é interessante levar essas inspirações para o profissional que contratar para planejar o design do seu ambiente, assim, ele entenderá melhor o que você busca.