A importância de ter uma alimentação saudável durante a gravidez é de conhecimento da maioria das mamães, afinal, o bebê depende da alimentação da mãe, para se desenvolver.

Sabemos que a mulher grávida precisa tomar vários cuidados durante o período de gestação e amamentação para que o seu bebê se desenvolva de forma saudável.

É importante ingerir frutas, vegetais e também praticar atividade física leve, com o objetivo de evitar problemas durante a gestação, como diabetes e pressão alta.

Mas além de adicionar algumas coisas à dieta, também é importante evitar alguns alimentos durante o período gestacional.

Algumas mulheres nesse período realizam coleta de sangue para se certificar se possuem alguma alergia alimentar, para assim evitar crises durante a gestação. Mas além disso, mesmo que você não tenha nenhuma alergia alimentar, é importante evitar consumir alguns alimentos durante a gravidez. Mas que alimentos são esses?

Para te ajudar com isso, separamos uma lista de alimentos que podem ser prejudiciais para a mulher e para o bebê durante a gestação.

Alguns tipos de queijo
O consumo de alguns tipos de queijo podem ser prejudiciais durante a gestação. Queijos amadurecidos em mofo, por exemplo, podem conter bactérias que seriam prejudiciais para o desenvolvimento do feto.

Queijos desse tipo podem conter uma bactéria chamada de listeria. Embora a infecção por essa bactéria seja rara durante a gravidez, em casos de contamição pode acontecer aborto espontaneo, natimorto ou prejudicar o recém-nascido gravemente.

Sendo assim, evite queijos como brie, camembert, gorgonzola ou queijo azul. Mas você pode comer outros tipos de queijo, como cheddar, mussarela, parmesão, cottage e cream cheese.

Ovo cru ou parcialmente cozido
Mesmo pessoas que não estão gestantes devem evitar como ovo cru ou parcialmente cozido, devido a bactérias que podem conter nesse tipo de preparação que são prejudiciais ao ser humano.

Quando se trata de gestantes é ainda mais importante evitar comer ovo cru ou parcialmente cozido, pois pode também prejudicar gravemente o feto, devido ao risco de salmonella.

Sendo assim, no período gestacional, consuma apenas ovos bem cozidos, com a gema sólida. Além disso, evite alimentos que podem conter o ovo cru, como a maionese caseira.

Carne crua ou mal cozida
Embora algumas pessoas gostem de consumir carne mal passada, essa não deve ser uma opção para as mulheres grávidas. Principalmente quando se trata de aves, e carne de porco, pois uma bactéria chamada toxoplasmose pode se desenvolver em carne crua ou mal cozida. 

Sempre opte por consumir a carne cozida por completo, sem deixá-la rosada ou com “sangue”. Embora a toxoplasmose possa ser uma doença rara, ela pode prejudicar gravemente o feto.

Além de evitar o consumo de carne crua ou mal passada, tenha cuidado também com as superfícies em que as carnes são manipuladas. Tenha sempre cuidado para higienizar bem essas superfícies, para que não ocorra o risco de infecção cruzada, causando também a salmonella.

Fígado de animais
Embora algumas pessoas gostem de comer fígado durante a gestação, por conta do nível de ferro que o alimento oferece, o consumo de fígado no período gestacional pode ser prejudicial, devido aos níveis de vitamina A que o alimento possui.

O excesso de vitamina a pode prejudicar o seu bebê.

Alguns tipos de peixe
O peixe é um alimento super saudável que contém vitaminas importantes e também uma quantidade generosa de ômega 3. Mas as mamães precisam ficar atentas ao tipo de peixe que vão consumir durante o período gestacional.

Alguns peixes possuem uma quantidade elevada de mercúrio, o que pode ser prejudicial para o feto, afetando o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Peixes como tubarão, peixe-espada, peixe agulha, robalo riscado e carpa possuem uma grande concentração de mercúrio e devem ser evitados na gestação.

Sushi
Mulheres grávidas não devem comer durante esse período peixe e outros frutos do mar cru, ou defumados, prontos para consumo.

Esses alimentos possuem um risco alto de contaminação, tanto por salmonella, como por listeria e ambas as bactérias podem ser prejudiciais para o feto.

Se você é fã de sushi  e não abre mão dessa iguaria, prefira as peças totalmente cozidas ou vegetarianas, para ter risco de contaminação.

Cafeína
O consumo excessivo de cafeína na gravidez pode causar vários problemas, como por exemplo, aborto espontaneo, baixo peso do bebê ao nascer e dificuldade no parto.

Sendo assim, é importante que as mamães evitem consumir alimentos com cafeína, como café, chá, chocolate, refrigerantes e energéticos.

Além disso, alguns medicamentos analgésicos também podem conter cafeína na sua composição. Por isso, consulte o seu médico antes de usar esse tipo de medicamento.

Álcool
Gestantes e lactantes devem evitar 100% o consumo de álcool. Não há um nível seguro de ingestão de álcool durante esses períodos. 

Agora que você já sabe os alimentos que precisa evitar durante a gestação, coloque essas dicas em prática e em caso de dúvidas sempre pergunte ao seu médico.