Por mais que trabalhar sentado possa parecer algo como, isso não livra você de possíveis problemas físicos que podem vir a acontecer, e isso por muitos motivos.

 

É muito normal quem trabalha sentado negligenciando coisas importantes em relação à própria saúde, como, por exemplo, a postura com que se senta, a qualidade da cadeira ou poltrona que está usando e muitas outras coisas. O resultado? Em algum momento o preço vem e é pago caro, com algumas dores que podem ficar bem feias.

 

E ao menos que você queria ir para o médico com dores, até perder um dia de trabalho, tomar uma injeção dolorida e passar um tempo com dor para corrigir os problemas e se acostumar, o melhor que se pode fazer é cuidar para que esses problemas não aconteçam de forma precavida.

 

Claro que ter uma boa postura enquanto se senta, trabalhar com uma boa postura, com uma boa cadeira e tudo mais pode ajudar muito a prevenir suas dores, outro detalhe muito importante que você tem que se atentar são os exercícios que você pode fazer para ajudar.

 

Algumas pessoas santas sabem, mas existem alguns exercícios físicos psíquicos que podem ser feitos a fim de evitar dores que possam vir a acontecer na pessoa especialmente por trabalhar sentado, e servem como um grande modo de prevenção de problemas futuros.


Então se você não conhece nenhum desses exercícios isso não é um problema, já que nós estamos aqui para ensinar a você os principais exercícios para quem passa muito tempo sentado.

 

Extensão e flexão de tornozelos
 

Começando então falando de um exercício para você que fica muito sentado, mas que você também pode fazer enquanto está sentado. Sabemos que quando você fica muito sentado, as suas pernas ficam sempre na mesma posição, com os joelhos dobrados e os tornozelos parados.

 

Por conta disso, é necessário alongá-los e exercitá-los para que você não tenha problemas futuros, e nesse exercício tudo o que você precisa fazer é se sentar, deixar o seu abdômen acionado e estender as suas pernas. Elas devem ficar estendidas por um período de tempo, e depois, sem que você as recolha, você precisa flexionar e estender os seus tornozelos, assim você troca de posição e mexe tudo o que ficou parado durante o tempo todo que você estava sentado.

 

Abdução de quadril
 

Novamente é um exercício que você pode fazer sentado, e nele a ideia é mexer um pouco o seu quadril, afinal, ele também passa muito tempo parado quando você está sentado. Nele você precisa ficar sentado, porém, com as pontas dos pés apoiados no chão, e então é só abrir e fechar as penas.

 

Repita o exercício até sentir que está bom, e ele vai fazer você se sentir bem melhor

 

Isometria em elevação de quadril
 

Um nome complexo para um exercício simples. Nele, que já não está mais na cadeira, você precisa deitar em algum lugar, e ficar em posição de prancha, porém virado com a barriga para cima. Dessa forma, você fica com o abdômen e também os glúteos pressionados para cima, é só se manter nessa posição. 

 

Já adiantamos que ela pode ser um pouco dolorida, seguindo a tradição de todo tipo de exercício que envolve fazer posição de prancha. Fora que essa dor é melhor que a dor de ter se machucado por ficar muito sentado.

 

Escalador
 

Sentado novamente, você tem que fazer um movimento simples, mas que com a repetição vai ficar dolorido, para o seu bem é claro. É só sentar na cadeira e fazer movimentos de frente para trás com seu joelho e consequentemente perna, quase como se estivesse pedalando.

 

O ideal é que você seja sincronizado, um pé de cada vez. E depois de umas repetições você com certeza vai sentir.

 

Prancha alta

Estamos aumentando a dor que os exercícios, mas calma, é tudo por um bom motivo, então não se esqueça, agora vamos falar da prancha elevada, aquela que você fica com o pé e as mãos apoiados e levanta em formato de prancha, no entanto, uma de suas pernas deve estar elevada, assim você fica apenas com um pé e as duas mãos te segurando no chão.

 

A ideia é que você alterne a perna que está elevada, garantindo assim que o exercício seja feito, por exemplo.

 

Adução de quadril
 

E para encerrar não podemos deixar de citar algum exercício que envolva um improviso em casa. Neste exercício você vai precisar de algum objeto para fazer peso nas suas pernas, alguém pode grande pode servir, já que você vai se sentar, colocar ele no meio das suas pernas, e fazer força para dentro com as pernas

 

Só se certifique que o objeto que você está usando é forte o suficiente para não se danificar com a força que você vai fazer.