A expectativa é grande para a próxima Black Friday, que ocorrerá no dia 25 de novembro. Enquanto os consumidores esperam encontrar grandes descontos, depois de seguidas altas nos produtos, os comerciantes desejam vender bastante para cobrir os números não tão bons dos últimos meses.
Assim como no ano passado, os super sites e super apps prometem ser os protagonistas do evento comercial. Para quem não sabe, super sites e super apps são aquelas plataformas que não vendem apenas produtos próprios, mas também os de parceiros. Ou seja, eles disponibilizam o espaço para que outras lojas e pessoas vendam. Isso faz com que eles se tornem verdadeiros mercados digitais, com diferentes produtos e valores. A maioria é conhecido do público, e já dá sinais de que fará grandes promoções. Veja só!
Magalu
Atualmente, a Magalu é um dos maiores comércios do país, e não poderia ser diferente na Black Friday. A empresa, que foi criada por Luiza Trajano, já anunciou descontos de até 80% em todo o site. As promoções valem para produtos de várias categorias, como eletrônicos, artigos esportivos, roupas, móveis, fraldas e muito mais.
De acordo com o executivo da companhia, o site irá disponibilizar uma cesta de ofertas todos os dias até 25 de novembro, data oficial da Black Friday. Na prática, isso significa que um dia celulares poderão estar mais baratos e fraldas no dia seguinte, por exemplo. Para o dia oficial, haverá promoções em mais produtos, além de outras condições especiais.
Casas Bahia
Concorrente direta da Magalu, as Casas Bahia não ficam atrás quando o assunto é Black Friday. Em 2021, a rede de varejo ofereceu produtos com até 80% de desconto, possibilidade de pagar em até 30 vezes e até 100 dias para começar a pagar.
Para 2022, a expectativa é que as condições sejam parecidas, já que a promoção atraiu milhares de consumidores aos sites e lojas físicas. Uma diferença para o evento deste ano é que a Casas Bahia anunciou o Gol de Pix. É uma ação voltada para a Copa do Mundo. Caso o consumidor compre um produto elegível e o Brasil vença o jogo, cada gol de diferença valerá R$ 100 no Pix, a ser creditado na conta BanQi.
Amazon
Nascida nos Estados Unidos, a Amazon já conquistou os brasileiros. Seja pelos descontos ou pela entrega rápida, o e-commerce costuma ser uma das primeiras opções de compra on-line. Na Black Friday é provável que não seja diferente.
Além de descontos de até 70% no dia 25 de novembro, a rede já anunciou o Esquenta Black Friday. Desde o dia 31 de outubro, o site tem produtos até 50% mais baratos, em categorias como livros e e-books, alimentos, itens para casa, brinquedos e muito mais.
Lojas Americanas
A Black Friday das Lojas Americanas também já começou. O site tem liberado descontos todos os dias em diversos produtos. Além disso, a rede fará uma live especial, no dia 11 de novembro, para anunciar ainda mais ofertas.
Para quem deseja ver as promoções ordenadas em um só lugar, sem precisar navegar por todo o site, é possível as Black Friday ofertas no Portal Kimbino, assim como de outras empresas, incluindo Casa & Video e Sephora.
Mercado Livre
Assim como a Amazon, o Mercado Livre está disponibilizando vários descontos desde o final de outubro. No Plantão Black Friday, os consumidores podem encontrar ofertas em produtos de várias categorias, desde kits de cozinha até produtos eletrônicos.
Um ponto interessante é que o Mercado Livre indica o prazo da promoção e quantos itens foram vendidos. Isso ajuda a dar uma dimensão dos produtos mais buscados e que estão com condições melhores. Além disso, a plataforma faz listas, como produtos por até R$ 100 e frete grátis para ajudar nas compras.
Como se observa, a Black Friday já está consolidada no Brasil e tem várias oportunidades aos consumidores. Nos super sites e super apps, a data comercial começou antes e, por isso, promete render bons números aos e-commmerces.