Manter a saúde em dia sempre deve ser uma prioridade, mas depois da pandemia de Covid-19, manter um estilo saudável é mais importante do que nunca. 


Neste momento, algumas pessoas estão preocupadas com a alimentação, bem estar físico, saúde mental, sono e assim por diante. 


Inclusive, quando se trata da qualidade do sono, a polissonografia pode ter um grande aumento de procura. Isso porque trata-se do estudo do sono, que pode identificar diversos distúrbios do sono, como: insônia, sonambulismo, pernas inquietas entre outros. 


Portanto, como o bem-estar está tão em mente das pessoas, é fundamental buscar por soluções para manter a saúde. 


Mas, com uma rotina corrida e com as mudanças provocadas pela Covid-19 — como o trabalho home office —, como é possível manter sua saúde em dia em 2022? 


Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos e que poderão te ajudar a atingir esse objetivo! 


Dicas para se manter saudável
Sem mais delongas, aqui estão algumas dicas que te ajudarão a ser e se manter saudável. 


1. Durma bem
A pandemia de Covid-19 mudou os padrões de sono de muitas pessoas, algumas até sofreram com o que é conhecido como "Coronasomnia". Porém, é fundamental tentar manter um horário regular de sono e dormir cerca de oito horas por noite. 


Ter um  sistema imunológico forte e saudável  nos dá uma barreira um pouco maior contra o desenvolvimento de uma infecção por COVID, por isso é importante priorizar o sono.


Aqui estão algumas dicas para você implementar no seu dia a dia e melhorar a sua noite de sono: 


Estabeleça horários regulares para dormir e acordar;
Evite consumir cafeína no final do dia;
Desligue aparelhos eletrônicos antes de dormir;
Estabeleça limites em torno do consumo de mídia;
Exercite-se regularmente;
Evite tirar cochilos;
Corte o álcool. 

Caso desconfie que está sofrendo com algum distúrbio do sono, procure o quanto antes um profissional para que você possa realizar a polissonografia (se necessário) e receber o seu diagnóstico e tratamento. 


2. Alimente-se de forma saudável
Além de comer frutas, vegetais e grãos integrais suficientes ao longo do dia, concentre-se na proteína pela manhã. 


Incluir proteínas no seu café da manhã manterá o açúcar no sangue e alguns “hormônios da fome” mais estáveis ​​ao longo do dia, ajudando a controlar o apetite. 


Omeletes de clara de ovo, iogurte grego e shakes de proteína são exemplos. Também não é recomendado usar muito açúcar. Ou seja, opte por usar adoçantes ou mel. 


O consumo excessivo de açúcar leva a uma condição chamada resistência à insulina, que é um precursor do diabetes tipo 2, fígado gorduroso e doenças cardiovasculares. Também tem sido associada a cirrose, neuropatia, doença renal, inflamação geral e câncer.


Evite comer comidas com alta quantidade de calorias e que sejam processadas. Opte o máximo possível por comer alimentos naturais e saudáveis.


3. Faça a prática de exercícios físicos
Manter-se fisicamente apto melhora a saúde cardiovascular e muscular e ajuda a combater doenças. O exercício também demonstrou reduzir o estresse e melhorar o humor geral. 


Portanto, tente fazer pelo menos cerca de duas horas de exercícios aeróbicos de intensidade moderada a cada semana, além de pelo menos dois dias de fortalecimento muscular. 


Assumir um compromisso diário de se exercitar, alongar, meditar ou praticar qualquer outra forma de autocuidado pode ajudá-lo a se sentir mais calmo. 


Aqui estão algumas maneiras simples de dividir os exercícios em incrementos de 30 minutos: 

Faça pelo menos duas caminhadas de 30 minutos por semana na hora do almoço, antes ou depois do horário de trabalho; 
Faça 30 minutos de treinamento de força com pesos de mão enquanto assiste TV;
Pule corda por 15 minutos quando você se levantar de manhã e novamente quando chegar em casa à noite;
Faça agachamentos em sua mesa, de 10 minutos três vezes por dia.

Claro, se você puder fazer mais do que isso, faça! Se puder ir à academia para fazer musculação, ir para a natação, ou fazer caminhada na rua, faça isso. A sua saúde agradece. 


4. Cuide da saúde mental
Cuidar da saúde física é extremamente importante, mas você também deve dar a mesma atenção para a sua saúde mental. 


A pandemia de Covid-19 fez com que as pessoas ficassem em casa, o que contribuiu para que distúrbios mentais ganhassem força e atingissem mais pessoas. 


Portanto, agora é hora de cuidar da saúde mental. Procure por um psicólogo e siga todas as orientações que o profissional fizer. Além disso, busque realizar atividades que te acalmam, como meditação e yoga, por exemplo. 


Outra dica muito importante é que, se você está trabalhando em casa, não misture vida pessoas com profissional. Por mais difícil que seja, tenha o seu trabalho de horário e realize suas tarefas somente nesse período.  


Conclusão
A pandemia de Covid-19, de fato, mudou os hábitos diários de muitas pessoas. Porém, agora é hora de fazer mudanças para manter sua saúde. 


Neste artigo, citamos algumas dicas que podem fazer parte do seu dia a dia e te ajudar a manter a saúde em dia. 


As dicas te ajudarão a dar alguns passos importantes para que tenha uma rotina mais saudável. Entretanto, sempre procure por médicos para saber como está a sua saúde.