Você pode ter todo o talento e conhecimento técnico possível para tirar foto profissional, mas para lançar e manter uma carreira de sucesso como fotógrafo, é tão importante se concentrar no lado comercial do seu fluxo de trabalho. 


Isso pode não ser tão divertido ou glamouroso quanto o seu trabalho real, mas é o que o ajudará a conquistar e manter clientes a longo prazo. 


Um equívoco comum sobre fotógrafos é que eles passam a maior parte do tempo atrás de uma câmera. 


Mas, dependendo de seu campo, muitos dedicam uma parte considerável de seu tempo a tarefas de negócios e administração, como contabilidade, faturamento, publicidade e marketing de mídia social. 


Na verdade, esta pesquisa sugere que os fotógrafos profissionais gastam até 18% de seu tempo administrando um negócio, em oposição a cerca de 4% em fotografia – o resto vai para edição e comunicação.


Dito isso, é muito importante que você saiba como fazer uma gestão eficiente do seu negócio de fotografia. Continue a leitura e confira algumas dicas que podem te ajudar a expandir o seu estúdio! 


Dicas para fazer uma boa gestão do seu estúdio de fotografia
Aqui estão algumas dicas rápidas de negócios para fotógrafos profissionais que desejam expandir seus negócios.

 

1. Entenda a oferta e demanda
Esta é, sem dúvida, a parte mais fundamental do negócio e que muitas vezes as pessoas deixam de apreciar. 


Muitas pessoas começam um negócio sem fazer nenhum trabalho de base ou pesquisa, muitas vezes apenas por capricho, simplesmente porque gostam da ideia de ser autônomo ou fazer algo de que gostam. Isso pode ser um grande erro!


Trabalhar para si mesmo e ter sucesso exige pelo menos 10 vezes o esforço de apenas ter um emprego remunerado decente, e também vem com uma infinidade de outras dores de cabeça. Mas esse não é o ponto principal, o ponto principal é que se você não fez sua pesquisa ou executou os números, você vai falhar. 


Portanto, se você ainda não abriu o seu negócio, faça uma boa pesquisa de mercado para entender a oferta e a demanda. 


Se você já tem um estúdio de fotografia, é importante que sempre mantenha-se atualizado sobre o que acontece no mercado para que possa fazer ajustes no seu negócio, se necessário. 


2. Conheça seu público, o que eles querem e como segmentá-los
Isso se chama direcionar seu mercado e deve ser feito com as mensagens e o material corretos. Por exemplo, se você tivesse como alvo um fabricante de eletrônicos, não faria sentido eu mostrar a eles suas fotos maravilhosas de moda, comida, gatos ou qualquer outra coisa. Eles simplesmente não se importariam.


Portanto, pense cuidadosamente sobre quem você segmenta e com o que você os segmenta. Uma das coisas mais úteis a considerar é o mercado-alvo das empresas para as quais você deseja trabalhar – o que elas estão tentando dizer ao mercado-alvo? 


Se você entender isso, poderá se dar uma chance melhor de ganhar negócios apelando para isso e realmente se concentrando no que você oferece.


3. Aprenda mais e melhore constantemente
Enquanto estamos no assunto de enviar seu trabalho, antes de decidir entrar no negócio, você deve se perguntar se seu trabalho é realmente bom o suficiente. Se você é fotógrafo de casamento, retrato, moda ou produto, como seu trabalho se compara ao de seus concorrentes?


Se não está lá em cima e você não pode dizer com confiança que é tão bom ou melhor do que seus concorrentes, então você precisa se aprimorar e melhorar seu trabalho. Isso requer dedicação e prática. 


Portanto, é essencial que você continue aprimorando as suas habilidades para que consiga se diferenciar de seus concorrentes. 

 

4. Mantenha-se conectado e construa relacionamentos
É tudo sobre a construção de relacionamentos. Os clientes mais prováveis ​​que você terá são os repetidos e isso será baseado em você fazer um bom trabalho e trabalhar bem com eles (com isso quero dizer sua personalidade). 


Você tem o tipo certo de personalidade para se dar bem com as pessoas, para que elas gostem de você e gostem de você? Se você não fizer isso, não importa quão bom seja seu trabalho – as pessoas não querem trabalhar com alguém com quem não se dão bem. 


Portanto, você precisa garantir que suas habilidades com pessoas também sejam boas. 


Você pode ajudar a melhorar suas habilidades pessoais juntando-se a organizações ou fazendo networking em feiras e eventos, café da manhã de negócios, etc. Assim, você pode adquirir o hábito de se comunicar com as pessoas. 


Todas essas coisas são ótimas oportunidades para fazer networking, construir relacionamentos e obter confiança das pessoas.


Conclusão
Qualquer tipo de negócio precisa de uma boa gestão para que seja bem-sucedido, inclusive quando se trata de um estúdio de fotografia. 


Neste artigo, citamos apenas algumas dicas importantes que podem te ajudar a aplicar uma boa gestão ao seu negócio. 


No entanto, tenha em mente que quanto mais você souber sobre gestão, maiores resultados poderá obter!