Brad Pitt já fez muitos filmes em sua carreira como ator, mas, certamente, “O Homem Que Mudou O Jogo” foi um dos grandes destaques até então - principalmente, quando analisamos os diversos aprendizados que podemos tirar em um momento de entretenimento.


Todo profissional de marketing, um bom vendedor e um administrador capacitado consegue perceber diversas lições que são dadas neste filme, afinal, é um pouco de tudo que deve estar presente no dia a dia desses profissionais.


A seguir, separamos 3 das diversas lições analisadas no filme para que você possa aproveitar esses ensinamentos para mudar a sua vida profissional - e pessoal, de certa forma. Quer uma dica? Assista o filme novamente após ler este conteúdo completo. Vamos lá!

Lições de marketing digital do filme "O Homem que Mudou o Jogo"

É possível tirar várias lições de marketing digital do filme “O Homem Que Mudou O Jogo”, por exemplo, ele fala sobre a importância de saber entender e identificar a dor do público-alvo para que seja possível oferecer o melhor para ele.


Também é possível analisar que ele destaca a importância de não deixar que o medo tome conta de suas decisões, principalmente quando falamos de empreender. 


Mas, as que mais chamaram a nossa atenção, e que merecem a sua leitura, são:

Análise e mudanças
Billy Beane (Brad Pitt) utilizou os dados para realizar a identificação dos jogadores que eram subvalorizados no mercado e, com a análise feita em cima deles, foi capaz de montar um time vencedor.


Isso é algo que sempre destacamos no marketing digital, afinal, a análise de dados é indispensável se você deseja que o seu negócio tenha sucesso. É a partir desses dados que será feito o entendimento do que tem funcionado, qual estratégia precisa ser refeita, qual campanha surtiu bons resultados, etc.


Por exemplo, a partir dos dados analisados pode ser constatado que o público-alvo que está recebendo as ofertas não é o público, ou seja, será preciso realizar uma nova segmentação para a campanha. Isso é apenas um detalhe, podendo intervir em muitas outras questões.

Exercer a criatividade
Certamente, o personagem principal (Billy Beane) precisou utilizar sua criatividade para pensar fora da caixa nessa situação. Ele estava em uma situação delicada, precisou ser criativo para conseguir reverter a situação e ter um time campeão.


No marketing digital e na vida empresarial em si, é comum lidar com empresas muito maiores, que possuem orçamentos maiores que o seu e, nem por isso, você deixará de investir no seu negócio e nas campanhas que podem contribuir para que a sua marca se iguale e seja até mesmo maior do que as demais.


Para isso, ter criatividade para lidar com situações diversas e explorar as possibilidades é fundamental.

Manter o foco
Por fim, manter o foco é essencial - mesmo com tantas adversidades e tendo a palavra “impossível” sendo mencionada para você tantas vezes.


O foco e a determinação é o que farão com que seja possível enfrentar situações complicadas, o mercado, os concorrentes, etc. Portanto, não deixe que nada tire o foco do seu maior objetivo, assim, alcançá-lo será apenas uma questão de tempo.

Filmes que falam sobre marketing e publicidade
Além do filme “O Homem Que Mudou O Jogo”, existem vários outros filmes e séries que falam sobre marketing e publicidade. Entre eles, temos:

"Obrigado por Fumar" (Thank You for Smoking)
Temos aqui um filme que explora a história por trás da indústria do tabaco, tendo como protagonista o lobista Nick Naylor. Nele, você poderá acompanhar toda a história deste homem e suas habilidades para o marketing que defendia o uso do cigarro.

“Fome de Poder” (The Founder)
Fome de Poder é um excelente filme para quem ama a rede de fast food "McDonald's", afinal, irá contar a história de como uma simples lanchonete se tornou uma das maiores franquias em todo o mundo. 


A história é incrível e pode até mesmo surpreender alguns telespectadores que ainda não conhecem essa história de poder.

"O Lobo de Wall Street" (The Wolf of Wall Street)
Esse filme irá contar a história de Jordan Belfort, que era um corretor da bolsa de valores que utilizou diversas técnicas de vendas consideradas agressivas com o intuito de conquistar sua riqueza.


É um filme muito famoso e, caso já tenha visto, pode ser a oportunidade de ver com olhos mais analisadores para a área de marketing e publicidade.

Uma coisa é certa, são excelentes filmes para se estudar de uma maneira mais descontraída e até mesmo tirar bons insights para o seu próprio negócio.