Você tem ou está pensando em ter uma piscina em sua casa? Certamente, essa é uma grande realização e poderá proporcionar bons momentos em família e também com os amigos.


Ter uma piscina é algo maravilhoso e, para que permaneça assim, é importante mantê-la sempre muito bem cuidada. Para isso, é preciso ter algumas práticas de limpeza e proteção.


A seguir, separamos 3 cuidados para ter com uma piscina para que você esteja preparado para curtir da melhor forma. Confira!

Principais cuidados para ter com uma piscina
Para ter uma piscina em casa, você precisará tomar alguns cuidados para garantir que ela se mantenha na mesma qualidade por mais tempo. Entre os principais cuidados que você deve ter, temos:

1. Limpe todos os dias
A limpeza da piscina é fundamental para que ela possa continuar sendo utilizada com segurança, além de ajudar a preservar o material, a redução da troca de água e até mesmo necessitando de menos produtos químicos.


A limpeza diária não precisa ser complexa, podendo envolver apenas a remoção de resíduos, insetos, etc, para evitar que bactérias se proliferam na água. 


Precisamos lembrar que a água da piscina é uma água parada, quando não está em uso, e por isso deve sempre ser limpa para evitar doenças e outros problemas causados por mosquitos e outros bichos.

2. Cuide da área externa
Não se esqueça de limpar também a área externa da piscina, afinal, ao redor também pode proliferar fungos por conta da água, lodo e até mesmo sujeira no geral que pode acabar sujando com maior facilidade a água que você está limpando.


Mantendo a área externa da piscina bem limpa, menos sujeira haverá na água para você remover diariamente.


Pode ser utilizada uma escovinha para isso ou até mesmo uma vassoura, onde o mais importante é garantir que se mantenha limpo e livre de bactérias e fungos.

3. Mantenha a piscina coberta

Cobrir a piscina é uma excelente forma de evitar que a sujeira se acumule nela e até mesmo dispensando a necessidade de limpeza diária, afinal, ela estará protegida. Para isso, você pode utilizar uma lona plástica quando não estiver utilizando a sua piscina.


Assim, sempre que for utilizá-la com a família, é só remover a lona plástica e aproveitar o momento sem se preocupar com sujeiras, insetos, etc.


Além disso, a lona também pode servir de proteção em casos de acidentes com crianças que não saibam nadar. Portanto, ela deve estar bem firme nas laterais da piscina para que não afunde quando receber a carga sobre ela.


Atenção! Essa não deve ser a única proteção para a segurança de crianças, garanta o necessário para evitar acidentes.

Quanto custa para ter uma piscina?

Essa é uma pergunta com centenas de respostas certas, afinal, o valor final para ter uma piscina pode variar de acordo com as suas preferências. Muitas questões influenciam nesse valor, como o tamanho da piscina, profundidade, se é uma piscina pronta-entrega ou se será feita diretamente no solo, materiais utilizados, etc.

Você também precisa pensar na mão de obra dos profissionais que irão realizar a instalação da banheira e todo o trabalho relacionado. Ou seja, o ideal é realizar um orçamento com as características que você deseja para a sua piscina.


É possível ter a sua piscina com preços acessíveis se souber fazer pesquisa de mercado para garantir o melhor custo-benefício.

Vale a pena ter uma piscina?
Por fim, a pergunta que pode surgir em meio a tantas outras é: vale a pena ter uma piscina? Certamente, todo o cuidado e custo vale a pena quando você tem uma piscina só para você e sua família à disposição em um dia quente de verão.

Com uma piscina em casa, você poderá utilizá-la o horário que quiser, quantas vezes quiser e até mesmo pode realizar festas e juntar a família em momentos especiais.


Como tudo, requer responsabilidade e alguns cuidados, mas que valem a pena no final.