Que as mulheres ficam mais elegantes com um salto alto, isso é fato. Mas sabemos que isso pode ser muito doloroso ao final do dia e acabar prejudicando a saúde dos pés, pode também dar dores nas costas.

Existem inúmeros modelos de salto alto no mercado, mas pouco é falado sobre os malefícios que ele pode causar se não usado de maneira correta. Pois além de causar desconfortos, ele pode afetar a saúde dos pés e os movimentos. 

Por isso vamos te ensinar como escolher o sapato certo para não afetar sua saúde de modo geral. Desde Tamanco, salta fino, scarpin, todos tem uma escolha para você ficar linda e elegante. 

Uma boa dica para comprar um salto, é você ir comprar quando estiver ao fim do dia, em que seu pé estará um pouco inchado, assim você vai saber que quando for para alguma festa, ou em dias que você for precisar usar solto o dia inteiro, você vai saber que ele vai estar adaptado para esse tipo de situação.

10 maneiras de se usar salto sem sofrimento
Aprenda agora quais as melhores dicas para você arrasar no salto sem tanto sofrimento.

Usar salto com 5 cm no máximo
Uma boa dica é você não usar sapatos que ultrapassem os 5 cm, com isso o peso do seu corpo ficará bem divido por todo seu pé.

Quando for usar saltos que passem os 5 cm de altura, o certo é que você coloque uma palmilha no pé dentro do sapato, para igualar um pouquinho a altura e também te dar um maior conforto.

Faça a escolha de sapatos confortáveis
No momento da compra do seu salto, você deve escolher por aqueles que abraçam o seu pé completamente e que não aperte ou pressione nenhuma parte dos pés. 

A melhor coisa é optar por sapatos mais acolchoados, e que o pano que reveste o sapato solte um pouquinho quando os seus dedos se dobrarem. Você também pode colocar uma palmilha para te dar o maior conforto possível. 

Optar por saltos mais grossos

Uma boa escolha é optar por saltos mais grossos, quanto mais grosso for o salto melhor. Pois ele vai distribuir melhor o peso do seu corpo que pende em cima do seu calcanhar. E também diminui os risco de torção do seu pé.

Caso você for do tipo que não aguenta ficar sem um salto agulha, você deve dar preferência por modelos que fiquem ajustados ao seu pé e treinar muito para não se desequilibrar, cair ou ter uma torção no tornozelo. 

Andar 30 minutinhos antes de sair de casa
Recomenda-se que quando for usar salto, que você caminhe dentro de casa por mais ou menos 30 minutos, antes de sair de casa, pois assim os seus pés vão se adaptar melhor.

Se por acaso, você não aguentar ficar de salto por esse tempo, isso significa que você também não irá aguentar ficar de salto o dia ou a noite toda. 

Usar saltos com solado emborrachado
Os saltos mais recomendável é o com o solado de borracha e caso não venha já de  fabricação, uma boa opção é pedir para um sapateiro colocar.

Isso tudo porque, esse tipo de solado te dá mais conforto, pois ele amortece a sola do seu pé ao caminhar.

Fazer o uso de palmilhas no interior do calçado
Essa é uma excelente dica para você ficar mais confortável, é colocando palmilhas de silicone no interior do seu calçado. E são facilmente encontradas em sapatarias, farmácias ou por sites.    

É aconselhável que antes de comprar você experimente para saber se vai ficar num tamanho ideal. Pois existem diferentes tamanhos, uma outra opção é mandar fazer um sob medida, indicada pelo seu ortopedista.

Retirar os sapatos
Durante o dia recomenda-se tirar um pouco os sapatos se for possível, para que possa relaxar um pouco. Você pode esticar as pernas em outra cadeira, ou apoiar os pés em uma pilha de livros ou jornais. 

Sandálias com saltos Anabela
Optar por usar esses tipos de saltos, é melhor para evitar dores nas costas e compensar a altura, para assim ter mais conforto e ficar com menos dores nos pés.

Fazer o uso do salto no 3 vezes na semana no máximo
O melhor é que você use os saltos de forma alternada com outros tipos de sapatos mais confortáveis, isso vai ajudar os seus pés a descansarem, porém se isso não for possível o melhor a se fazer é variar os saltos de diferentes tamanhos. 

Evite usar sapatos que tenham bico fino
Você deve evitar usar calçados que tenham bicos mais finos, o melhor é que você opte por sapatos que comportem totalmente o peito do pé, sem precisar apertar os dedos. 

Se caso não tiver jeito, é recomendável que você compre um sapato com uma numeração maior, para que os seus dedos não fiquem tão espremidos dentro do sapato.