☰
✕

Zema põe a culpa nos não vacinados por lotação de leitos nos hospitais de Minas Gerais

Ele confirmou que os hospitais vêm registrando alta na demanda por leitos, mas se eximiu de culpa.

Durante solenidade de posse da nova diretoria da Amapar em Patos de Minas, o governador Romeu Zema, foi questionado se o Estado não tomaria nenhuma medida para conter a alta dos casos de Covid-19. Ele confirmou que os hospitais vêm registrando alta na demanda por leitos, mas se eximiu de culpa.

Segundo Romeu Zema a maioria dos pacientes de Covid-19 que estão necessitando de internação em leitos de enfermaria e principalmente de UTI são de pessoas que não se vacinaram ou que estão com o esquema vacinal incompleto. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 80% dos pacientes em UTI estão com o esquema vacinal incompleta. Nas enfermarias, esse percentual é ainda maior.


“O sistema está sobrecarregado atendendo pessoas que não fizeram a sua parte. Não assumiram a responsabilidade de vacinar com a primeira, com a segunda dose e também com a dose de reforço. Então, ficar culpando os prefeitos, culpar o sistema de saúde é muito fácil. Agora, assumir a responsabilidade costuma ser um pouco mais difícil”, disse o governador.

Mais de 2 milhões de mineiros estão atrasados na imunização, segundo o governador. E não é por falta de vacinas, já que existem doses sobrando. Segundo a superintendente regional de saúde, Noemi Portilho, o esquema vacinal é considerado completo quando a pessoa recebe também a dose de reforço (3ª dose).


Noemi reforçou que a região, assim como o Estado, deverá chegar ao pico da Covid-19 na próxima semana e, depois disso, a expectativa é de que a situação volte a ser normalizar. Com relação à chegada de testes, Noemi disse que uma parte já chegou e está sendo distribuída aos municípios e que mais uma remessa chegará na próxima semana.

Últimas Notícias

Família de Sergipe pede ajuda para encontrar homem desaparecido em Patos de Minas

Veja mais

Promotor confirma que locais de votação não serão alterados em Patos de Minas e orienta eleitores

Veja mais

Arte nas Águas de Minas leva oficina de arte urbana e inclusão à Apae de Patos de Minas

Veja mais

Sem título de eleitor, foragido da justiça é preso em Lagoa Formosa por homicídio

Veja mais

Carreta desvia de caminhão parado e bate de frente com outra na BR365; ninguém se feriu

Veja mais

Jovem é preso por adulterar placa de moto com fita isolante para evitar multas em Patos de Minas

Veja mais