Visando prevenir e coibir queimadas, Corpo de Bombeiros lança Operação Alerta Verde em Patos de Minas

A operação é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal, Defesa Civil e Sindicato dos Produtores Rurais.

O Corpo de Bombeiros lançou, na manhã desta segunda-feira (09), a Operação Alerta Verde em Patos de Minas. Uma coletiva foi realizada para passar à sociedade as medidas que serão tomadas em relação à prevenção de queimadas na capital do milho e também na zona rural. A operação é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal, Defesa Civil e Sindicato dos Produtores Rurais.

De acordo com tenente coronel Duarte, Comandante do 12° BBM, o objetivo é diminuir o número de queimadas na cidade. "Em 2021 nós tivemos um número muito grande de queimadas, foram 464 incêndios a vegetação dentro de Patos de Minas. Um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Nosso intuito com a operação é fazer com que as pessoas se conscientizem e limpem seus lotes sem atear fogo" disse ele.


O comandante disse ainda que os pontos mais críticos são as áreas de pastagens e também de preservação ambiental. Ele disse ainda que a corporação irá dar um apoio maior ao produtor rural durante esse período de estiagem. O tenente coronel Duarte ressaltou também que grande parte das ocorrências acontecem em lotes vagos onde as pessoas tentam limpar o local ateando fogo.

Segundo o Prefeito Luís Eduardo Falcão, a Prefeitura Municipal vem trabalhando para notificar e multar proprietários de lotes que insistem em deixar os terrenos sujos. Ele falou também a respeito da grande quantidade de lixos que são deixados de forma irregular em alguns pontos da cidade. “É obrigação da prefeitura limpar a cidade, mas a gente não consegue limpar 24 horas em todos os cantos. Quem suja é o cidadão e é preciso conscientizar para evitar isso” disse ele.


Falcão pediu ainda para que a população evite colocar fogo nos lotes uma vez que também se trata de saúde pública. “O lote é como o quintal de casa, não se pode abandonar e deixar sujo. A responsabilidade da limpeza de um terreno particular é do proprietário” disse o prefeito. A Operação Alerta Verde irá se estender até o dia 05 de agosto.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais