Via Sacra na Catedral alerta para o fim da corrupção e preservação do meio ambiente
A realização da Via Sacra é tradicional dentro da programação da Semana Santa.
Fieis da Igreja Católica levantaram cedo nesta sexta-santa para relembrar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A Via Sacra foi realizada na Praça Dom Eduardo, nos fundos da Catedral de Santo Antônio e fez referência à corrupção e a preservação do meio ambiente proposta na Campanha da Fraternidade.
A realização da Via Sacra é tradicional dentro da programação da Semana Santa. Entretanto, além de relembrar os últimos instantes de Jesus na terra, a celebração tem o objetivo de levar os fiéis a reflexão. Cada uma das quinze estações faz referência aos problemas enfrentados pela sociedade no dia a dia.
Este ano, a Via Sacra alertou para a importância da preservação ambiental, da redução da poluição que afeta toda a sociedade e prejudica principalmente os mais pobres. A celebração também abordou o mal da corrupção. "A terceira queda de Jesus nos convida a não nos deixar vencer pelo mal da corrupção que tanto afeta nossos políticos", destacou o texto.
Por fim a Via Sacra convidou os fiéis a superarem as barreiras que dividem a sociedade e a trabalharem pela construção de um reino de unidade e paz, preservando tudo aquilo que é necessário para que as pessoas vivam bem.
Autor: Maurício Rocha