Veto a adesivo único para carros de aplicativos vira polêmica e vereador pede vista

No entanto, o vereador Valtinho pediu vista e a proposição que já tinha parecer da comissão vai ficar para a próxima reunião.

A reunião foi nesta quinta-feira.

A Câmara Municipal de Patos de Minas votaria nesta quinta-feira (22) o veto do Prefeito Municipal, José Eustáquio Rodrigues Alves, à obrigação de se afixar um adesivo com o brasão da Prefeitura Municipal nos carros de transporte por aplicativo. No entanto, o vereador Valtinho pediu vista e a proposição que já tinha parecer da comissão vai ficar para a próxima reunião.

A proposição de Lei 2178/2020 regulariza o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros gerenciado por plataformas tecnológicas no Município de Patos de Minas. No artigo 9º, previa a instalação da afixação de um adesivo único nos veículos com identificação de Transporte por Aplicativo. A identificação seria para trazer mais segurança para os usuários que poderiam reconhecer que o veículo estaria de acordo com a lei.

Motoristas e proprietários de empresas usaram a tribuna livre da Câmara Municipal para mostrar suas opiniões. Uns se mostraram à favor e outros contra. Os motoristas são favoráveis ao uso do adesivo único, no entanto a situação não é unânime com relação aos proprietários das empresas. Alguns entendem que deve haver a identificação da empresa.

Um dos empresários que usou a tribuna livre defendeu que, não identificar a empresa, vai abrir espaço para que motoristas se cadastrem pelas empresas regulares no município, no entanto façam transporte por outras empresas, até mesmo internacionais como Uber e 99, que não estão regulares. Os motoristas que trabalham no transporte por aplicativo defendem que haja liberdade e assim possam trabalhar por mais de uma plataforma. O Patos Hoje tentou uma entrevista com motoristas e empresários, mas eles preferiram não falar.

O Prefeito Municipal vetou a obrigação ao adesivo único justificando que a identificação poderia levar a população a confundir os carros de aplicativos com os veículos oficiais da prefeitura ou fazer com que o município seja corresponsável por ações das empresas privadas. Vereadores argumentaram que o adesivo é totalmente diferente da identificação dos veículos oficiais.

Uma omissão especial formada pelos vereadores Mauri Sérgio Rodrigues, Paulo Augusto Corrêa, Sebastião Sousa de Almeida analisaram o veto e deram parecer favorável à derrubada do veto, ou seja, que fosse realmente obrigatória afixação do adesivo com o brasão da Prefeitura nos veículos por aplicativo. Outros vereadores também se mostraram favorável à medida e tudo estava pronto para ser votado. Porém, o vereador Valtinho pediu vista e a votação vai ficar para a próxima reunião que deve acontecer na próxima quinta-feira (05).

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais