Vereadores recebem denúncia por 11 votos a 3 e, Lázaro Borges será processado na Câmara

A denúncia foi feita por um líder comunitário da localidade de Lanhosos, Francisco Gonçalves de Andrade.

Na tarde desta quinta-feira (19), durante a reunião ordinária, os vereadores aceitaram as denúncias feitas contra o Vereador Lázaro Borges pelos crimes de corrupção eleitoral e estelionato de vulnerável e decidiram criar uma comissão de inquérito para investigar e apurar a conduta do parlamentar. A denúncia foi feita por um líder comunitário da localidade de Lanhosos, Francisco Gonçalves de Andrade.

Foram 11 votos favoráveis a abertura do inquérito processante e 3 votos contrários. Após acolhida a denúncia, os vereadores Gladstone Gabriel, Daniel Gomes e Professora Beth foram sorteados para integrar a comissão processante. Eles agora têm cinco dias para notificar o vereador Lázaro Borges e prosseguir com os trabalhos. O Vereador José Eustáquio foi sorteado para integrar a comissão, mas rejeitou em razão de já estar como relator em duas comissões. Uma que investigava a Copasa e outra que investiga as denúncias de assédio contra o vereador Marquinho das Bananas.

Em conversa com nossa reportagem, Lázaro disse que é inocente das acusações e que irá provar nas instâncias competentes. Os vereadores deixaram claro que estão analisando nenhum crime do vereador, mas sim a sua conduta enquanto parlamentar. De acordo com a Professora Beth, membro da comissão que irá trabalhar na denúncia contra Lázaro Borges, situações assim deixam os parlamentares muito tristes e envergonhados. Segundo ela, "tantas denúncias chegando à casa legislativa é com certeza muito triste e desgastante, pois o vereador trabalha em prol do povo e situações assim não contribuem com o foco do trabalho dos vereadores".

De acordo com o Presidente da Câmara, Vereador Ezequiel Macedo, após ser notificado, o vereador Lázaro Borges deve emitir um parecer em sua defesa e, ao final de 90 dias os membros da comissão devem encerrar o relatório e apresentar ao plenário da câmara. O presidente ressaltou a importância da transparência nos processos e disse que tudo será feito com cautela e justiça. Lázaro Borges é acusado de corrupção eleitoral e de estelionato eleitoral. O líder comunitário da comunidade de Lanhosos acusa Lázaro de oferecer emprego a ele em troca de votos. Ele chegou a ser contratado para ao trabalho de motorista, mas foi dispensado dois meses depois.

Veja quem votou pelo recebimento da denúncia e quem votou pelo não recebimento:

Bartolomeu Ferreira- não
Daniel Gomes de Amorim- sim
Elizabeth Nascimento- sim
Gladston da Silva- sim
Itamar André- sim
João Batista Gonçalves- sim
José Carlos da Silva- Carlito- sim
José Eustáquio- sim
José Luiz Borges Júnior- sim
Marcos Antônio Rodrigues- Markim das Bananas- não
Mauri da JL- sim
Vicente de Paula Sousa- não
Vitor Porto- sim
Wiliam de Campos- sim

Últimas Notícias

PM Rodoviária inicia operação Pré-Carnaval 2026 com radares portáteis e etilômetros

Veja mais

Mulher é presa suspeita de dar golpe de mais de R$400 mil em senhor com demência em Patos de Minas

Veja mais

Policiais sentem forte odor de maconha e encontram grande quantidade de drogas em residência

Veja mais

Princípio de incêndio em carro mobiliza Corpo de Bombeiros até estacionamento no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Flipatos 2026! Patos de Minas terá Festival Literário Internacional no segundo semestre deste ano

Veja mais

Devedor ostenta, mas diz não ter bens. Como receber? Doutor Brian esclarece o que diz a lei

Veja mais