Vereadores buscam orientação sobre PL que obriga notificação em casos de morte encefálica

Para não errar na hora da votação, os membros da comissão de saúde foram em busca de informações sobre o tema.

Deverá ser votada na reunião desta quinta-feira (07) na Câmara Municipal de Patos de Minas, o Projeto de Lei de autoria do vereador Pedro Lucas que obriga a notificação, em caráter de emergência, nos casos de morte encefálica. Para não errar na hora da votação, os membros da comissão de saúde foram em busca de informações sobre o tema.

O Presidente da Comissão de Saúde, Isaías Martins de Oliveira e a Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo - Dalva Mota - conversaram com um dos representantes do MG Transplantes em Patos de Minas, o Técnico em enfermagem e enucleação, Martius Franssinelli Cambraia, que explicou que, há mais de dois anos, foi implantada a captação de órgãos e tecidos em Patos de Minas, tendo como referência o Hospital Regional, sendo que, atualmente, abrange múltiplos órgãos.

De acordo com o representantes do MG Transplantes, quando é constatada a morte cerebral, o órgão abre um longo processo até a doação. “Inicia-se a sensibilização com a família do possível doador orientando os familiares como ocorre o processo de doação, quais são as etapas a serem realizadas, abriremos o protocolo e de imediato, comunicamos a Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) em Uberlândia e, simultaneamente, são realizados testes de apneia e de eletroencefalograma que duram de 6 a 12 horas para comprovação da morte encefálica”, explica.

Todo o processo pode ser acompanhado por um médico de confiança da família do doador. Assim como em todo país, na região de Patos de Minas o número de doações de órgãos tem aumentando a cada dia. Só no mês de setembro de 2010, foram realizadas 14 sensibilizações com resultado de cinco doações, entre córneas e múltiplos órgãos.

Para esclarecer as dúvidas dos vereadores e da população, coordenadores do MG Transplantes de Patos de Minas e Uberlândia vão participar da reunião dos vereadores nesta quinta-feira. Elas vão usar a tribuna livre para explicar os procedimentos que são adotados antes de fazer a retirada dos órgãos. A reunião está marcada para as 14h no plenário da Câmara.

Últimas Notícias

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais