Vereadores aprovam projeto que institui Dia da Fibromialgia e concede benefícios a fibromiálgicos

Além disso, a norma prevê filas preferenciais e vagas de estacionamento para fibromiálgicos.

Janice Chagas usou a tribunal livre da Câmara para falar sobre a importância do projeto .

A Câmara Municipal de Patos de Minas aprovou nessa quinta-feira (03) o Projeto de Lei 5181 que institui no município o Dia Municipal da Fibromialgia. Além disso, a norma prevê filas preferenciais e vagas de estacionamento para fibromiálgicos. Todos os vereadores votaram a favor e a lei segue para sanção do Prefeito Municipal.

Janice Chagas, que é fibromiálgica, usou a tribunal livre da Câmara para falar sobre a importância do projeto. Com a aprovação, o dia Municipal da Fibromialgia passará a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de maio. A data constará do Calendário Oficial de Eventos do Município e o Poder Executivo deverá empreender esforços, por meio de suas Secretarias, para a realização de palestras, debates, aulas e seminários de discussão na comemoração do dia que contribuam para a conscientização e divulgação de informações acerca da doença.

As empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas ficarão obrigadas a dispensar, durante todo horário de expediente, atendimento preferencial aos portadores de Fibromialgia. As empresas comerciais que recebam pagamentos de contas e bancos deverão incluir os portadores de fibromialgia nas filas já destinadas aos idosos, gestantes e deficientes.

Os pacientes também poderão estacionar em vagas já destinadas aos idosos, gestantes e deficientes, sendo que a identificação dos beneficiários se dará por meio de cartão e adesivo expedido pelo Executivo Municipal, por meio de comprovação médica. As despesas decorrentes com a execução da presente lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

O projeto de Lei foi de iniciativa do vereador David Antônio Sanches que deu a seguinte justificativa: “O Projeto de Lei visa atender a demanda de parte da população municipal que é acometida pela fibromialgia, doença crônica que causa imensas dores e transtornos aos seus pacientes.” A fibromialgia se caracteriza como uma dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor.

Após a aprovação, Janice comemorou a norma. “Vencemos nos 2 turnos, e agora só esperar o prefeito sancionar e colocar no diário oficial. Ela vai contribuir para que os fibromiálgicos tenham uma vida mais feliz”, ressaltou. Todos os vereadores que estavam presentes na sessão aprovaram, foram 15 votos a favor e nenhum contra. Ela espera que a norma sirva para conscientizar a população e informar aos pacientes que não sabem dos direitos. A ANFIBRO- Associação Nacional dos Fibromiálgicos- apoiou a elaboração do projeto.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais