Vereador propõe multa de dois salários para quem soltar pipa com linha chilena ou cerol

Em caso de crianças e adolescentes, os pais teriam que arcar com o valor da multa.

A intenção é criar uma multa no valor de dois salários mínimos para quem for flagrado com linhas cortantes.

Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara Municipal de Patos de Minas pretende fazer doer no bolso das pessoas que insistem a usar “Linha Chilena” ou cerol para soltar pipa. A intenção é criar uma multa no valor de dois salários mínimos para quem for flagrado com linhas cortantes. Em caso de crianças e adolescentes, os pais teriam que arcar com o valor da multa.

A simples brincadeira de soltar papagaio, com o uso das linhas cortantes, se tornou uma grande ameaça para motociclistas, ciclistas e também para pedestres. Há alguns dias, o Patos Hoje mostrou o caso de uma mulher que teve um grave ferimento no pescoço ao ser atingida por uma linha com cerol. Em Belo Horizonte, um garoto de 15 anos perdeu a perna.

Segundo vereador Mauri da JL, autor da proposta, o uso do cerol sempre foi uma ameaça, mas o surgimento da chamada “Linha Chilena”, fez com esse risco se tornasse muito maior. A mistura de madeira, com óxido de alumínio, silício e quartzo moído torna a “Linha Chilena” quatro vezes mais cortante que o cerol.

Para evitar que mais pessoas se tornem vítimas, o vereador propõe o Projeto de Lei que proíbe o armazenamento, a comercialização, a distribuição e o manuseio de "linha chilena", assim como linhas utilizadas para soltura de pipas, papagaios e similares, contendo qualquer produto ou qualquer substância de efeito cortante. A fiscalização ficará a cargo da Prefeitura.

O infrator ficará sujeito ao pagamento de multa no valor dois salários-mínimos, calculada em dobro no caso de reincidência, e a apreensão do  material. Em se tratando de criança ou adolescente, a penalidade será aplicada aos pais ou responsável. No caso de pessoa jurídica flagrada vendendo linha cortante, a reincidência resultará, também, na cassação do alvará de funcionamento.

Em Patos de Minas, a Polícia Militar tem feito operações para combater o uso do cerol. Diversas linhas e pipas já foram apreendidas por pôr em risco a vida das pessoas. O Projeto de Lei do vereador Mauri da JL ainda tramita na Câmara Municipal e deverá ser levado a votação na reunião ordinária marcada para esta quinta-feira (08).

Últimas Notícias

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais