Vereador pede vista e projeto que beneficia princesas não é votado na Câmara

O vereador João Bosco apresentou um parecer mostrando a inconstitucionalidade do projeto.

A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira (12).

O Projeto de Lei 4.071 de autoria do Poder Executivo que beneficia financeiramente as Princesas do Milho não foi votado na Câmara Municipal nesta quinta-feira (12) como estava previsto. Ele foi retirado da pauta após um pedido de vista do Vereador José Lucilo-Duda. O vereador João Bosco apresentou um parecer mostrando a inconstitucionalidade do projeto.

O parecer mostrado foi realizado pelo Mestre em Direito Público, Luiz Varella. Segundo o documento, a Lei Orgânica do Município de Patos de Minas determina que somente o Prefeito Municipal pode representar a cidade em juízo ou fora dele, o que não pode ser conferido à Rainha, como se estabeleceu no projeto de lei em questão.

O projeto ainda seria para beneficiar determinada pessoa, ferindo o princípio constitucional da impessoalidade. O documento também argumenta que o projeto ofende o princípio da igualdade. “... O inciso III do artigo 19 da CF também diz que é proibido aos Municípios criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”. Conforme o parecer, a lei 4.411/97 que concedeu o benefício à Rainha seria da mesma forma inconstitucional e deveria ser revogado.

Após a exposição do parecer, o vereador Duda preferiu pedir vista do projeto para saber se a Rainha poderia representar o município. Com isso, o projeto só será votado quando ele for devolvido na Câmara, o que pode acontecer já na próxima reunião. Muitos vereadores já se manifestaram contra o projeto e disseram que vão reprová-lo.

A grande polêmica foi porque muitos entendem que não é papel do município pagar as despesas de vestuário, hospedagem, viagem e alimentação da Rainha e Princesas. O projeto foi aprovado por 15 votos a 1 no 1º Turno. Se o projeto for aprovado em 2º turno e a lei 4.411/97 não for revogada, a Rainha do Milho continuará recebendo um único benefício de R$4.160,00 e as princesas receberão R$2.752,00.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais