Vereador mais votado de Patos de Minas, João Marra pode perder o mandato; veja porquê

João Marra deixou o partido Patriota e migrou para o PROS.

O vereador João Batista de Oliveira - o João Marra - pode perder o mandato na Câmara Municipal de Patos de Minas, mesmo tendo sido eleito com uma votação histórica, a maior da atual legislatura. Isso porque, ele mudou de partido na janela eleitoral destinada aos deputados. João Marra pretende disputar as próximas eleições.

Após a Reforma Eleitoral de 2015, o TSE decidiu que o mandato pertence ao partido e não à pessoa eleita para o cargo. Diante disso foi criada a “janela partidária”, que é um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de legenda preservando o cargo atual. Entretanto, em 2018, o TSE decidiu que só pode mudar de partido, o político que estiver em fim de mandato.

Isso significa que vereadores somente podem mudar de partido na janela destinada às eleições municipais, e deputados federais e estaduais na janela que ocorre seis meses antes das eleições gerais.

A Janela Eleitoral deste ano terminou no dia 1° de abril e os partidos tiveram até esta terça-feira (26) para apresentar as listas de filiados.

João Marra deixou o partido Patriota e migrou para o PROS. Como é vereador, essa mudança só poderia ocorrer no ano em que ocorre as eleições municipais. Como o TSE já decidiu que o mandato pertence ao partido e não à pessoa eleita, João Marra pode ter que devolver a vaga na Câmara para o partido Patriota. Nesse caso, quem assume a cadeira na Câmara é o 1° suplente do partido, que é Ivan Rosa, atual secretário municipal de cultura.

O diretório regional do partido Patriota já anunciou que vai requerer a vaga na Câmara Municipal junto à Justiça Eleitoral. A redação do Patos Hoje deixou mensagem com pedido de posicionamento do vereador João Marra, mas ainda não obteve resposta.

Últimas Notícias

Motorista fica ferido ao capotar caminhonete na estrada de acesso ao distrito de Alagoas

Veja mais

Homem furta até os pratos de restaurante em Patos de Minas, mas acaba preso pela PM

Veja mais

Cavalinho de carreta-tanque carregada de glicose pega fogo na BR 365

Veja mais

Com Pare e Siga na BR 365 e MGC 354 devido a obras, motoristas devem ter cuidado

Veja mais

Casal usa cartão bancário de comerciante e acaba preso por furto mediante fraude em Patos de Minas

Veja mais

Homem é esfaqueado durante briga em Varjão de Minas; três são presos

Veja mais