Vereador acusado de reter cartão de aposentados é denunciado pelo Ministério Público

O parlamentar fala que a denúncia é totalmente infundada.

Vereador Itamar André dos Santos (PTB).

O Vereador Itamar André dos Santos (PTB) foi denunciado criminalmente nessa segunda-feira (21) pelo Ministério Público de Minas Gerais. O promotor que fez a denúncia foi Hamilton Antônio Ramos. O parlamentar de Patos de Minas é acusado de cobrar para conseguir a aposentadoria de idosos e deficientes e ainda reter o cartão de aposentados. O parlamentar fala que a denúncia é totalmente infundada.

A denúncia foi distribuída no Fórum de Patos de Minas nessa segunda-feira. Itamar André teria trabalhado para aposentar idosos e deficientes do Distrito de Pindaíbas, onde o vereador possui base eleitoral. No entanto, o vereador teria cobrado pelo serviço retendo o cartão das supostas vítimas e só entregando parte do benefício. O Ministério Público entende que o parlamentar usou o cargo para praticar os crimes.

Três pessoas teriam sido ouvidas. Itamar foi denunciado com base no Estatuto do Idoso em dois crimes: “Art. 102: Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa”; e também pelo “art. 104 por reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento de dívida com pena de detenção de 6 meses a 2 anos e multa.”

O magistrado ainda não analisou o caso. Sendo assim, denúncia pode ser aceita, caso em que o vereador realmente vai virar réu no processo, ou pode rejeitar a denúncia. O vereador Itamar negou as acusações. Ele disse ainda que deseja uma investigação pela Câmara Municipal porque são infundadas. A intenção é provar sua inocência.

O Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas também está de posse da denúncia. De acordo com o vereador Bartolomeu Ferreira, como prevê o regimento, na próxima reunião vai ler a denúncia para ver se os vereadores recebem ou não a denúncia. Caso for recebida, será montada uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar o caso.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Foragido da Justiça é preso por importunação sexual após perseguir vizinha em comunidade de Patos de Minas

Veja mais

Jovem trabalhador de 21 anos morre soterrado por grãos de café após estrutura de armazenamento desabar em Ibiá

Veja mais

Jovem de 22 anos é preso com cardápio variado de drogas em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso pela Polícia Militar em Patos de Minas com arma de fogo em forma de caneta

Veja mais

Adolescente de 12 anos é atropelado no bairro Ipenama; motorista disse que buscaria documentos e fugiu

Veja mais

Entregador tem que ser socorrido após atingir pick-up em Patos de Minas

Veja mais