Veja porque nem sempre quem chega primeiro é atendido na frente na UPA de Patos de Minas

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas explicou que o atendimento é feito através do Protocolo de Manchester que orienta qual paciente possui prioridade no atendimento.

Pacientes que chegam mais cedo na Unidade de Pronto Atendimento de Patos de Minas não são necessariamente atendidos primeiro. A Prefeitura Municipal de Patos de Minas explicou que o atendimento é feito através do Protocolo de Manchester que orienta qual paciente possui prioridade no atendimento.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a triagem de classificação de risco é feita através do Protocolo de Manchester que estabelece 5 cores. Assim, baseado nos sintomas, o enfermeiro faz a classificação de cada paciente com uma cor. “O paciente é atendido não por ordem de chegada, mas pelo risco dos sintomas apresentados”, destacou.

A vermelha é a de emergência. Nesse caso, o paciente precisa de atendimento imediato, pois, sente, por exemplo, crises convulsivas, parada cardiorrespiratória, hemorragia incontrolável, dor no peito relacionada a falta de ar e etc. A cor laranja é muito urgente, sendo que o paciente precisa de atendimento praticamente imediato. Ele está, por exemplo, com arritmia cardíaca, sem apresentação de sinais de estabilidade, dor de cabeça intensa com rápida progressão e dores severas.

A cor amarela é urgente, precisando de atendimento rápido, mas pode esperar, sentindo, por exemplo, dores moderadas, vômito intenso, crises de pânico, hemorragia moderada, picos de hipertensão, alteração dos sinais vitais. A cor verde é pouco urgente, podendo aguardar ou ser encaminhado para outros setores de saúde, pois o paciente sente dores leves, torcicolo, enxaqueca, estado febril sem alterações vitais, resfriados, viroses e etc. A cor azul é não urgente. Assim, o paciente poderá aguardar ou ser encaminhado para outros serviços de saúde, já que sente dores crônicas, precisa de aplicação de medicação com receita, troca de sondas e etc.

A Prefeitura orienta então que, se os sintomas são leves, o paciente deve procurar preferencialmente a Unidade de Saúde de referência. E tem a opção do Corujão da Saúde, das 17h às 22h, de segunda a quinta-feira, nas unidades do Padre Eustáquio e Nova Floresta.

Últimas Notícias

Acusado de furtar caixa de som de mecânico é preso após ser reconhecido por câmeras de segurança

Veja mais

Homem que matou amigo durante confraternização de ano novo é condenado a 12 anos

Veja mais

Motociclista sofre fratura com exposição óssea em acidente no acesso às Chácaras Pôr do Sol

Veja mais

Moradores param o trânsito para jiboia atravessar avenida em Patos de Minas

Veja mais

Homem com 2 mandados de prisão tenta fugir pulando muros, mas acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Eleição: homem, branco e empresário é perfil majoritário de candidatos

Veja mais