Veja porque nem sempre quem chega primeiro é atendido na frente na UPA de Patos de Minas

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas explicou que o atendimento é feito através do Protocolo de Manchester que orienta qual paciente possui prioridade no atendimento.

Pacientes que chegam mais cedo na Unidade de Pronto Atendimento de Patos de Minas não são necessariamente atendidos primeiro. A Prefeitura Municipal de Patos de Minas explicou que o atendimento é feito através do Protocolo de Manchester que orienta qual paciente possui prioridade no atendimento.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a triagem de classificação de risco é feita através do Protocolo de Manchester que estabelece 5 cores. Assim, baseado nos sintomas, o enfermeiro faz a classificação de cada paciente com uma cor. “O paciente é atendido não por ordem de chegada, mas pelo risco dos sintomas apresentados”, destacou.

A vermelha é a de emergência. Nesse caso, o paciente precisa de atendimento imediato, pois, sente, por exemplo, crises convulsivas, parada cardiorrespiratória, hemorragia incontrolável, dor no peito relacionada a falta de ar e etc. A cor laranja é muito urgente, sendo que o paciente precisa de atendimento praticamente imediato. Ele está, por exemplo, com arritmia cardíaca, sem apresentação de sinais de estabilidade, dor de cabeça intensa com rápida progressão e dores severas.

A cor amarela é urgente, precisando de atendimento rápido, mas pode esperar, sentindo, por exemplo, dores moderadas, vômito intenso, crises de pânico, hemorragia moderada, picos de hipertensão, alteração dos sinais vitais. A cor verde é pouco urgente, podendo aguardar ou ser encaminhado para outros setores de saúde, pois o paciente sente dores leves, torcicolo, enxaqueca, estado febril sem alterações vitais, resfriados, viroses e etc. A cor azul é não urgente. Assim, o paciente poderá aguardar ou ser encaminhado para outros serviços de saúde, já que sente dores crônicas, precisa de aplicação de medicação com receita, troca de sondas e etc.

A Prefeitura orienta então que, se os sintomas são leves, o paciente deve procurar preferencialmente a Unidade de Saúde de referência. E tem a opção do Corujão da Saúde, das 17h às 22h, de segunda a quinta-feira, nas unidades do Padre Eustáquio e Nova Floresta.

Últimas Notícias

O que é saída temporária, a chamada “saidinha”; por Brian Epstein Campos

Veja mais

Bitrem carregado com espigas de milho verde tomba na MG 410, em Presidente Olegário

Veja mais

Homem agride idoso com pauladas após flagrá-lo estuprando cadela, em Patrocínio

Veja mais

Veja pontos e onde comprar passaportes para estacionamento da Fenamilho 2024

Veja mais

Próximo do início das festividades, estrutura da Fenapraça segue sendo montada a todo vapor

Veja mais

Grupo de amigos ciclistas arrecada doações para afetados no Rio Grande do Sul

Veja mais