Vacinação infantil é obrigatória. Veja porquê! Por Brian Epstein Campos

A falta de comprovação de vacinação pode gerar embaraços.

O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que o Sistema Único de Saúde promoverá programas de assistência médica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, ressaltando que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

A imunização de crianças foi recomendada por Nota Técnica do Ministério da Saúde sendo, portanto, uma ação de política sanitária que objetiva a proteção coletiva. Logo as escolhas pessoais não podem agravar direito de terceiros, muito menos pode-se tolerar que convicções filosóficas dos pais ou responsáveis coloquem em risco a saúde dos menores.

A falta de comprovação de vacinação pode gerar embaraços como impedir o recebimento de benefícios sociais disponibilizados pelo governo, a presença em espaços públicos e privados, bem como obstar a frequência à creches, pré-escola ou ensino fundamental. Impedimento de frequentar alguns espaços público e privados, Se não demonstrada a imunização, haverá comunicação ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público para que, eventualmente, responsabilize civil e criminalmente os pais, guardiões, tutores ou qualquer outro responsável pelo infante por descumprirem a obrigação legal.

Em julgamento sobre o tema o Supremo Tribunal Federal assentou que: “A vacinação compulsória não significa vacinação forçada, facultada a recusa do usuário, podendo, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, as quais compreendem, dentre outras, a restrição ao exercício de certas atividades ou à frequência de determinados lugares”. Entretanto, este entendimento não salva os responsáveis pelos menores das consequências cíveis, criminais e administrativas no caso de omissão.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais