Uso de armas mais fácil: Decretos presidenciais retiram burocracias; Por Brian Epstein Campos

Os decretos entrarão em vigor sessenta dias após a data de sua publicação, que ocorreu em 12/02/2021.

Em 12 de fevereiro de 2021, o governo federal publicou quatro decretos (10.627, 10.628, 10.629 e 10.630/2021)  que flexibilizam as regras para aquisição e porte de armas de fogo e de munições pela população civil, profissionais e categoria que reúne colecionadores, atiradores e caçadores (denominada CACs).

Entre as novidades destacamos:

- Aumenta de 4 para 6 o número de armas que poderão ser compradas por quem tenha Certificado de Registro de Arma de Fogo. Esse número sobe para 8 no caso de policiais, membros do Ministério Público e dos Tribunais.

- Permite a quem tenha porte de armas (direito de circular armado) o uso simultâneo de duas armas.

- Menos burocracia para os CACs, que agora precisarão apenas de aptidão psicológica aferida por psicólogo registrado em conselho regional, dispensando que este profissional seja credenciado pela Polícia Federal.

- Atiradores e caçadores poderão adquirir 2 mil munições para armas de uso restrito, por ano e insumos para recarga de até 5 mil cartuchos nas de uso permitido. Com permissão do comando do Exército, caçadores podem extrapolar em duas vezes esse limite. Atiradores, em cinco vezes.

- Permite que atiradores comprem até 60 e caçadores até 30 armas, sem necessidade de autorização expressa do comando do exército. Se quiserem comprar mais que esses números, haverá necessidade de requerimento.

- Atiradores não precisam mais de laudo de capacidade técnica expedido por Instrutor de Tiro credenciado pela Polícia Federal, o mesmo poderá ser substituído por declaração de habitualidade, emitido por clubes ou entidades de tiro.

- Quem tem acervo de armas de fogo não poderá ser surpreendido pela fiscalização, devendo ser comunicado 24h de antecedência sobre vistoria de armas de fogo.

- Deixam de ser controlados pelo exército máquinas e prensas para recarga de munições, miras para armas.

- Adolescentes entre 14 e 18 anos podem praticar tiro usando armas dos pais ou do clube, a novidade é que agora podem também usar armas emprestadas de colega que seja atirador desportista.

Os decretos entrarão em vigor sessenta dias após a data de sua publicação, que ocorreu em 12/02/2021.

Últimas Notícias

Após denúncias, PM encontra drogas em terreno e leva dono de tabacaria para a delegacia

Veja mais

Em ataque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Veículo capota várias vezes na avenida Fátima Porto e deixa motorista ferida

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais