UPA de Patos de Minas vem recebendo 3 vezes mais o número indicado de pacientes

Com capacidade para atender 360 por dia, a unidade está atendendo cerca de 900.

A quantidade de pacientes vem causado uma grande demora no atendimento.

As pessoas que precisam de atendimento na Unidade de Ponto Atendimento -UPA- do Bairro Jardim Peluzzo não estão tendo vida fácil. A quantidade de pacientes vem causado uma grande demora no atendimento. O pior é que a situação não parece ter solução imediata. Com capacidade para atender 360 por dia, a unidade está atendendo cerca de 900.

O Patos Hoje vem recebendo frequentes denúncias de usuários relatando a demora no atendimento da UPA. As cadeiras de espera estão ficando cada dia mais cheias e muitos pacientes estão tendo que aguardar do lado de fora. E a espera tem sido por horas. Alguns relatam até meio dia de espera.

No entanto, a situação só vai se amenizar mesmo com a construção de um hospital municipal, como pretende o Conselheiro Estadual de Saúde, Pedro Cunha, ou pelo menos com a instalação de outra Unidade de Pronto Atendimento. Foi verificado pelo Conselho Estadual de Saúde que há realmente um vazio assistencial em várias áreas na região.

O Diretor da UPA, Elcio Moreira, explicou que são 4 médicos atendendo de forma ininterrupta na unidade, mas não está sendo o suficiente. “A maioria atende até sem almoçar. Pelo CRM, teríamos que atender, cada médico, 40 pacientes, o que seria 360 pacientes por dia, mas estamos atendendo 3 vezes mais”, disse.

De acordo com o diretor, durante essa semana a equipe médica estava completa, não havendo nenhuma situação especial. O que vem ocorrendo muito é “na maioria das vezes as pessoas não sabem utilizar o serviço de emergência, utilizando a upa por motivos desnecessários, o que sobrecarrega o serviço”, destacou.

E, segundo o diretor, não há como aumentar a quantidade de profissionais. Segundo Elcio, não tem como colocar nenhum profissional a mais, porque não há espaço físico. “A gente tinha que educar a população para utilizar a unidade apenas em caso de urgência e emergência, restante do atendimento tem que ser programado pelo PSF”, ressaltou.

Últimas Notícias

Prefeitura prorroga até o dia 12 o prazo de inscrições para o 3º Festival de Viola Zé Marreiro

Veja mais

Incêndio às margens da BR 365 causa acidente com 4 veículos; um dos carros pegou fogo

Veja mais

Mãe pede ajuda para custear cirurgia da filha que teve deslocamento de retina após alergia a rímel

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Seguros em comemoração ao Dia das Mães

Veja mais

Prefeitura lança campanha para ajudar vítimas da enchente no Rio Grande do Sul

Veja mais

Homem tenta reatar relacionamento, sogro intervém e garota acaba sendo agredida em Patos de Minas

Veja mais