UPA da avenida Marabá amanhece fechada e funcionários são mandados para outras unidades

Assim como anunciado na última quinta-feira (07), a Secretaria Municipal de Saúde encerrou as atividades da UPA da avenida Marabá.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade estava atendendo apenas 34 pacientes por dia.

Os pacientes que necessitarem de atendimento de urgência na rede pública de saúde terão como único destino a partir de agora, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA III, do bairro Jardim Peluzzo. Assim como anunciado na última quinta-feira (07), a Secretaria Municipal de Saúde encerrou as atividades da UPA da avenida Marabá. Hoje a unidade não abriu as portas.

Durante anos, a Unidade de Pronto Atendimento da avenida Mará foi responsável por atender os casos de urgência de toda a população patense. Com a abertura da UPA do bairro Jardim Peluzzo, maior e mais moderna, o chamado Mini Hospital foi perdendo importância. Por último, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade estava atendendo apenas 34 pacientes por dia.

A Administração Municipal pediu reforço da linha de transporte coletivo urbano para facilitar o acesso dos moradores da parte alta da cidade à UPA do Jardim Peluzzo. A farmácia que funcionava no local foi transferida para o Centro Clínico do Unipam, que fica bem em frente à antiga UPA, e vai funcionar oito horas por dia.

Com o fechamento do Mini Hospital, os cerca de 70 funcionários foram designados para outras unidades de saúde e cumprirão a mesma escala, pelo menos até o dia 1º de junho, quando a carga horário dos servidores municipais será ampliada para oito horas. Para evitar o acumulo de servidores em um mesmo setor, funcionários contratados não terão seus vínculos renovados.

Pedidos para manter a unidade aberta não faltaram, mas a Administração Municipal considerou que o funcionamento de duas Unidades de Pronto Atendimento era dispendioso demais e desnecessário. O custo para manter a UPA da avenida Marabá funcionando, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, era de aproximadamente R$ 350 mil. Com o fechamento, boa parte desse dinheiro será economizada.

A Prefeitura informou que a estrutura da antiga UPA será reformada para abrigar a um Centro de Atenção Psicossocial – CPAs.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais