UNIPAM, Prefeitura e Adesp apresentam telemonitoramento de pacientes acometidos pela COVID-19

Nesta terça-feira (13), houve a apresentação do trabalho que está seno feito por professores e alunos da área da saúde da universidade.

A Agência para o Desenvolvimento Econômico de Patos de Minas (ADESP), com o apoio de diversas empresas e da Prefeitura de Patos de Minas, iniciou no mês de março, o movimento “Patos pela Vida”. O projeto tem por objetivo conscientizar a população, sobre o senso de responsabilidade, na luta contra o Coronavírus (COVID-19). Nesta terça-feira (13), houve a apresentação do trabalho que está seno feito por professores e alunos da área da saúde da universidade.

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) é uma das empresas parceiras. Dentre as atividades desenvolvidas pela instituição está o telemonitoramento dos pacientes que estão acometidos pela COVID-19. O trabalho teve início no mês de abril e é desenvolvido por mais de 100 alunos dos cursos da área da saúde do UNIPAM, sob a supervisão de professores da instituição.

Uma central de monitoramento foi preparada no bloco C do UNIPAM. Na ocasião, os professores recebem diariamente, das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Patos de Minas, uma planilha de referência para telemonitoramento. Nela, estão disponíveis o nome do paciente, seu telefone de contato e uma classificação de 1 a 5, sobre a situação do paciente. Sendo: 01 para casos assintomáticos; 02 a 04 para casos médios; e 05 para casos graves.

Após receberem essas informações, os alunos iniciam o telemonitoramento. Eles entram em contato com o paciente e durante o atendimento é preenchida uma ficha de referência, a fim de acompanhar a evolução do caso. Se os alunos detectarem que o paciente encontra-se com sintomas graves da COVID-19, ele é orientado a procurar um hospital para atendimento imediato. Vale ressaltar que os alunos não solicitam nenhum documento pessoal. Todas as questões, da ficha de referência para telemonitoramento, estão relacionadas à saúde do paciente.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina, professora Karine Siqueira Cabral Rocha, a iniciativa visa contribuir, com a atenção primária à saúde, no acompanhamento dos pacientes com resultado positivo para COVID-19. A Professora Isa Ribeiro, do curso de enfermagem, é uma das coordenadoras dos alunos. Ela explicou que os universitários fazem os questionamentos para os pacientes e os orientam. Ela contou que apenas os médicos receitam medicamentos.

A universitária Lorena Lacerda explicou que eles telefonam para os pacientes e perguntam quais os sintomas, se estão com falta de ar, febre ou outro diagnóstico. E de acordo com as repostas, orientam os pacientes a seguirem o melhor procedimento. Os alunos também sugerem acompanhamento psicológico, já que muitos pacientes têm sofrido com todo esse cenário. O aluno Roberto Eustáquio da Silva contou que o objetivo também é levar mais conforto para os pacientes.

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do UNIPAM, Professor Henrique Carivaldo de Miranda Neto, ressaltou que o UNIPAM é a maior instituição de ensino de Patos de Minas e segue trabalhando junto para enfrentar esse momento de forma científica, para que possamos passar por ele de forma menos trágica. A Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães, ressaltou a iniciativa e que ele tem sido de suma importância para tratar também os pacientes depois da fase infecciosa do coronavírus. Ela destacou que muitos pacientes precisam de tratamento devido a trombose ou necessidade de fisioterapia respiratória. Os dados coletados pelo projeto também vão servir para epidemiologia cercar o coronavírus, evitando sua proliferação.

O Presidente da ADESP, Walter Soares, explicou como se iniciou a união de esforços das entidades para conseguir recursos e assim implementar a Campanha Patos Pela Vida. Foram adquiridos testes ultrarrápidos, medicamentos, apoio para a instalação de novos leitos no Hospital de Campanha e diversas outras ações para que a população patense possa superar o inimigo que é o coronavírus.

Últimas Notícias

Em taque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais

Bazar de Santo Antônio reúne mais de 10.000 itens com preço baixo, nesta quinta-feira

Veja mais

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais