Unipam pode conseguir autorização para abrir 2ª turma do curso de medicina

A publicação ainda não aconteceu.


O Hospital Escola do Unipam está pronto para funcionar.

A decisão do Governo Federal de ampliar a oferta de médicos no país pode ter reflexos também na Faculdade de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas. O número de vagas fixado atualmente em apenas 60, pode dobrar a partir do ano que vem. Graças ao esforço de lideranças do município, uma nova turma pode ser aberta.

A Faculdade de Medicina do Unipam não seria beneficiada pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal, mas uma visita de lideranças do município à Brasília conseguiu fazer com que o município fosse incluído na proposta. De acordo com o deputado federal, José Humberto Soares, a comitiva passou por diversos órgãos e contou com o apoio do ministro da agricultura, Antônio Andrade.

O curso de Medicina do Unipam começou a funcionar em 2008 com uma turma de 60 alunos. Foram anos de trabalho para que o Ministério da Educação aprovasse a abertura do curso em Patos de Minas. Depois de seis anos, a instituição forma a primeira turma de médicos no final deste ano.

A abertura de uma nova turma no curso de Medicina do Unipam significaria mais oportunidade para os estudantes da região, já que o ingresso na faculdade é bastante concorrido, e mais médicos disponíveis para cuidar da população no futuro. Apesar da aprovação da segunda turma, a reitoria do Unipam ainda aguarda o anúncio oficial da autorização por parte do Ministério da Educação.

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Unipam, Prof. Me. Fagner Oliveira de Deus, confirmou a negociação junto ao Ministério da Educação e contou também que ficou garantida a inclusão do município de Patos de Minas no Programa Mais Médicos do Governo Federal. Essa inclusão é que vai possibilitar a criação da nova turma.

No entanto, o Pró-reitor destacou que a publicação por parte do MEC ainda não aconteceu e outros fatores devem se juntar para possibilitar a nova turma. “O UNIPAM atende a todos os requisitos exigidos pelo governo federal, mas deve haver também investimento na FHEMIG- Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais- e também do município que é o gestor do SUS”, afirmou.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais