Último morador do Palacete de Amadeu Maciel guarda histórias e muitas preciosidades

Filho adotivo de Amadeu Maciel e Jorgeta Maciel, Nilton herdou móveis e objetos e mantém conservadas muitas relíquias.

O Palacete construído em 1915 faz parte da vida do tio Nilton como é conhecido.

Último morador de uma das construções históricas mais imponentes de Patos de Minas, o advogado e educador, Nilton Ferreira Maciel, guarda muitas histórias e verdadeiras preciosidades. Filho adotivo de Amadeu Maciel e Jorgeta Maciel, ele herdou móveis e objetos e mantém conservadas muitas relíquias.

O Palacete construído em 1915 faz parte da vida do tio Nilton como é conhecido. Ele perdeu o pai ainda criança e foi criado pelos tios-avós Amadeu e Jorgeta Maciel, que não tiveram filhos. Consequentemente, o senhor Nilton também herdou a imponente construção no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua Olegário Maciel.

O senhor Nilton cresceu morando no Palacete e permaneceu ali até mesmo depois de casado. No período que morou em Belo Horizonte, o advogado conta que alugou o imóvel para o Instituto Brasileiro do Café – IBC, que funcionou em Patos de Minas e para a Administração Fazendária. Foi ali também que o Hospital Vera Cruz iniciou suas atividades.

Hoje com 85 anos, o Tio Nilton guarda com carinho as lembranças de Amadeu Maciel e Jorgeta Maciel. “Ele era um homem muito à frente de seu tempo. Era produtor, comerciante e construtor e gostava de fazer as coisas muito bem feitas”, afirma o filho. Com relação à dona Jorgeta, o senhor Nilton corrige a afirmação de que a construção do palacete foi para atender as vaidades dela. Segundo ele, a dona Jorgeta era extremamente simples e muito caridosa. “Amadeu construiu o Palacete porque gostava de coisas boas e tinha condições financeiras pra isso”, explica.

O senhor Nilton não conseguiu permanecer com o casarão. A construção foi vendida em 1993. Mas ele guarda com todo cuidado, os móveis e objetos que herdou de Jorgeta Maciel. Algumas peças impressionam, como uma chapeleira que ficava na entrada da casa e possui mais de 100 anos. O espelho importado da Europa é outra preciosidade, assim com o oratório, as poltronas e mesa de jantar.

Com relação ao Palacete, o senhor Nilton torce para que a construção seja restaurada e que fique aberta à população. O advogado e educador sonha em ver o local funcionando como uma biblioteca, por exemplo.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

IPVA 2026 em Minas Gerais começa a vencer no dia 09 de fevereiro; veja tabela

Veja mais

Natal provoca aumento na movimentação da Rodoviária de Patos de Minas; saiba principais destinos

Veja mais

Filho é preso em flagrante por invadir casa da mãe e descumprir medida protetiva em Patos de Minas

Veja mais

Defesa Civil alerta para a possibilidade de tempestades até o natal em Patos de Minas

Veja mais

DER-MG restringe tráfego de veículos de grande porte nas rodovias estaduais durante o Natal e o Ano Novo

Veja mais

Copasa fica sem energia e pode deixar diversos bairros de Patos de Minas sem água

Veja mais